PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
23 de Abril de 2014

PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

As Orientadoras de Estudo Jaqueline Heringer de Freitas e Sheila Regina Gass Shürer e a Coordenadora Municipal Eliandra Behling participaram do Curso de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Santa Maria, entre os dias 07 e 11de abril.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No ano de 2013, aconteceram as Formações Pedagógicas para os professores do nosso município que atuam com turmas do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental, com duração de 120 horas, quando foram aprofundados os conhecimentos sobre a alfabetização e letramento.

Em 2014, teremos continuidade na formação de professores com ênfase em Alfabetização Matemática, associado ao reforço de conceitos estudados no ano anterior.  Serão encontros mensais totalizando 160 horas de formação. Espera-se que estes momentos possam contribuir para a ampliação das reflexões, das práticas e das experiências de cada uma da professoras e professores, auxiliando-os na tarefa de conquistar a alfabetização matemática, na perspectiva de letramento, de todas as crianças brasileiras. O professor alfabetizador deve ser pensado como um profissional em constante formação, não só na área de linguagem, mas em todas as áreas do conhecimento que façam parte do ciclo da alfabetização. O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA tem como um de seus objetivos auxiliar nesse processo.

O prefeito Paulo Butzge salientou da importância deste compromisso, e enalteceu da capacitação de professores para o Pacto. “A educação tem todo o nosso apoio, é importante que o professor faça cursos para poder transmitir cada vez mais conhecimento aos alunos”, disse Paulo Butzge.

As Formações Pedagógicas em nosso município tem início no próximo dia 26 de abril envolvendo todos os professores das Escolas Pólo e Multisseriadas.