Entrega oficial da “Escolinha de Trânsito”
06 de Maio de 2014

Entrega oficial da “Escolinha de Trânsito”

Comunidade Escolar terá “aulas de trânsito” a partir de agora

Adquirida no mês de setembro do ano passado pelo Lions Clube de Candelária Centro, da empresa Kopp, o Kit da “Escolinha de Trânsito” de Candelária foi entregue oficialmente a comunidade escolar durante a 7ª Expocande. A idéia é a de formar “cidadãos condutores” no futuro, segundo o presidente do Lions, Euclides Rodrigues.

O projeto, que permitiu ao Lions se habilitar a receber verbas oriundas da Vara de Execuções Criminais, com recursos da aplicação de penas alternativas, foi elaborado pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Assistência Social, e que permitiu a liberação de R$ 15 mil  por parte do judiciário,  dois quais R$ 8 mil foram destinados a compra do equipamento técnico junto a empresa Kopp de Vera Cruz. Os R$ 7 mil restantes foram usados na compra de banners, bicicletas e Jeeps de pedal para uso das crianças na escolinha.

Para dar andamento ao projeto, a Prefeitura Municipal entrou em parceria com o Pelotão Mirim da Brigada Militar, outro projeto social do Executivo, que através da Divisão de Trânsito do Município, coordenados pelo Diretor de Trânsito, Nelson Farias, capacitou três instrutores e dez monitores para auxilio no andamento do projeto de educar as crianças para o trânsito.

A cerimônia de entrega contou com diversas autoridades, entre elas Celso Fialho Fagundes, excelentíssimo Dr Juiz de Direito da Comarca de Candelária, além do presidente do Lions Clube Centro, Euclides Rodrigues, do Tenente Coronel Ordeli Savedra Gomes, do presidente do Comude, Air Menezes, da secretária de Educação, Sônia Pereira, da secretária de Saúde Aline Trindade, da primeira Dama do Município, Gabriela Butzge e do prefeito Paulo Butzge, além de representantes do Pelotão Mirim e da Brigada Militar. Contou ainda com a presença de alunos do Colégio Medianeira, que foram os primeiros a receber aulas de trânsito com a nova escolinha, que irá a partir de agora percorrer as escolas da cidade, atendendo escolas municipais, estaduais e também particulares. “A oportunidade é para todos, independentemente do tipo de instituição, porque a educação no trânsito é para todos, um bem geral, e mais do que isso, é preciso educar, para que as estatísticas não continuem a mostrar números terríveis com relação a acidentes de trânsito”, disse o coordenador Nelson Farias.

O prefeito Paulo Butzge lembrou que “a criança aprende, e cobra os pais. É necessário cada vez mais que se façam investimentos na educação das crianças, que além de serem os futuros condutores, e que certamente serão melhores que os condutores de hoje, ainda acabam prestando o serviço de corrigir os pais no trânsito, visto que na escolinha eles aprenderão as regras que devem ser seguidas”,   disse um convicto Paulo Butzge.

As crianças além de terem aulas práticas, terão aulas teóricas, com apresentação de vídeos pedagógicos, que irão consolidar o aprendizado no que diz respeito ao trânsito, entre outras regras, especialmente a do uso do cinto, de não consumir bebidas alcoólicas e dirigir, não usar celular enquanto dirige e enfim, a maneira correta de comportar no trânsito.