Reunião da AMVARP tratou de assuntos polêmicos
13 de Maio de 2014

Reunião da AMVARP tratou de assuntos polêmicos

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo realizou na ultima sexta-feira, 9, reunião Ordinária no Auditório da Fenachim em Venâncio Aires. Como anfitrião, o prefeito Airton Artus deu as boas vindas a todos os prefeitos, lembrando que a Amvarp tem dado uma lição de união, salientando que as questões partidárias foram superadas pensando no bem comum, cada um com seu partido, cada um com os problemas de cada município, porém, pensando no desenvolvimento da região. Artur aproveitou para dar as boas vindas e da alegria de contar com a presença dos prefeitos em plena Fenachim.

O presidente da AMVARP, Paulo Roberto Butzge agradeceu a presença de todos na reunião, prefeitos e vice prefeitos, que atenderam o chamamento a reunião. Butzge corroborou as palabras de Artus, dizendo que hoje a associação vive um grande momento, de harmonia onde foi superadas as divergências de siglas partidárias, uma associação forte, unida e que pensa e desenvolve suas atividades pensando em todo o desenvolvimento da região.

Diante da ampla pauta, o presidente passou a palavra a César Mauss, de Carazinho que atua em consultorias e que apresentou uma proposta de inventário patrimonial para os municípios que compões a AMVARP.

Logo a seguir, o presidente Paulo Butzge convocou o secretário de Agricultura de Venâncio Aires,  Fernando Ribeiro Heissler que discorreu a respeito do CadastroAmbiental Rural, CAR, Heissler que é o representante da AMVARP junto ao Consema. O secretário explicou aos componentes da reunião que houve uma alteração  no decreto na ultima semana, então ficou um pouco fora do contexto o assunto. Porém, Fernando lembrou que o grande problema será quem fará este cadastro, já que ele próprio que tem um bom nível de esclarecimento, levou 45 minutos para realizá-lo. A  preocupação é a de que as prefeituras deverão assumir este cadastro, e acredita ele que a dificuldade será grande, já que muitos municípios tem um numero elevado de propriedades. Ele explicou que entende que é preciso dividir esta tarefa de uma forma equilibrada, com a ajuda dos sindicatos rurais, por exemplo, e não ficar somente a cargo dos municípios este cadastramento.

Outro assunto importante que pautou a reunião foi a respeito da credencia de 2.000 policiais da Brigada Militar do interior  para a capital,  no auxilio do policiamento durante a copa do mundo. O comandante do Comando Regional de Polícia Extensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO), tenente coronel Marcelo Gomes Frota foi convidado para a reunião, porém, não pode participar por já ter assumido outro compromisso. A AMVARP vai inclusive reforçar com novo ofício  a Secretaria de Segurança Publica do Estado solicitando a ampliação do efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil nos municípios da região. Presente na reunião, o coordenador da Secretaria de Estado do Gabinete dos Perfeitos e relações Federativas, e ex-presidente da AMVARP, João Davi Goergen, informou que os policiais que serão transferidos durante a copa do mundo, serão apenas de pelotões especiais das maiores cidades, portanto, o prejuízo será menor.

Também foi discorrido durante a reunião o projeto do Governo do Estado a respeito do Programa RS Transparência, onde Juliana Foernges, sub chefe de ética do controle de Transparência da Casa Civil, e que tem a incumbência de coordenar todas as ações de transparência em todo o estado. Segundo ela, este projeto foi formatado a partir do diagnóstico que o tribunal de contas realizou de como andava a transparecia do estado do Rio Grande do Sul, e que formatou um projeto a partir da experiência estadual e entendem, que é possível compartilhar esta experiência com os municípios, já que a intenção é a de auxiliar os municípios no que tange a lei de acesso as informações dos municípios.

Fora da pauta, mas assunto bastante polêmico, o presidente Paulo Butzge apresentou aos colegas aos problemas enfrentados pelos municípios que compõe o Trecho 8 da rodovia RSC 287, administrada pela EGR, Empresa Gaúcha de Rodovias. Na ultima reunião realizada em Candelária, ventilou-se a possibilidade de entrar com uma ação coletiva contra a EGR através da AMVARP, porém, os prefeitos decidiram prosseguir com o diálogo na questão. Porém a discussão aconteceu antes que os prefeitos soubessem da assinatura do contrato da EGR para recuperação e restauro dos 149 quilômetros da RSC 287 sob administração da estatal.

Para encerrar, o presidente Paulo Butzge convidou a todos os prefeitos a participarem da próxima reunião Ordinária da AMVARP, que acontece no dia 07 de junho, em Vera Cruz durante a Feira da Produção, que acontece dias 07 e 08 de junho na cidade.

Na foto o Prefeito de Candelária e Presidente da AMVARP em pronunciamento