Dia de Combate ao Abuso Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes
14 de Maio de 2014

Dia de Combate ao Abuso Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes

Candelária tem programação na semana para consientizar

Candelária lançou na manhã de terça-feira programação alusiva ao dia 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, e que contará com diversas atividades.

A abertura oficial aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Candelária, e contou com diversas presenças, entre elas as equipes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal da Saúde e Ministério Publico.

Entre as presenças, destacaram-se a da Primeira Dama e secretária de Assistência Social do Município de Candelária, Gabriela Butzge, e do Promotor Público, Dr Martin Albino Jora, que discorreu a respeito da urgência da criação da Casa de Passagem para abrigar crianças e adolescentes que tem seus direitos violados, e estejam em situação de risco social.  O promotor inclusive aproveitou o momento para fazer a doação de móveis e ar condicionados para a Casa de Passagem, alertando que é de suma importância a criação deste local para acolhimento o mais rápido possível.

Também presente a reunião a Assistente Social da Secretaria de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, Gabriela Ferreira que salientou da importância da troca de informações e experiências  entre as cidades, almejando o bem comum. Também se fizeram presentes a advogada da Assistência Social e CREAS, Maristela Rohlfes, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Telmo Grunewald, além da Secretária de Educação, Sônia Pereira.

A intenção é chamar a atenção da comunidade a respeito do problema, já que estatísticas mostram que uma em cada cinco pessoas no Brasil, já foram abusadas na infância, um numero bastante expressivo. A programação consiste ainda em ações nos dias 14 e 15 de maio, nos turnos da manhã e tarde nas escolas e nos projetos socias para conscientizar a respeito do problema. Na sexta-feira, 16, as 14 horas, acontece “Pit Stop” em frente ao Banrisul com distribuição de folders, e o encerramento das atividades está marcado para as 16 hs com realização de ato simbólico em frente a Prefeitura Municipal.