Escola de Candelária adere ao Projeto “Biocicleta”
A EMEF Percílio Joaquim da Silveira, através da diretora Deise Flores, aderiu ao projeto “Biocicleta”, promovido pela ECOSAR, em parceria com o Programa UNISC-Escola, e que vem de encontro aos projetos desenvolvidos pela escola já a algum tempo, que contempla ações que envolvem mobilidade e sustentabilidade.
A Escola Percílio tem como um de seus projetos neste ano, “A Bicicleta”, e através dele, organiza e promove passeios ciclísticos nas comunidades próximas a sua sede, e assim, idealiza a construção de uma Ciclofaixa na localidade, para que os usuários da bicicleta tenham mais segurança ao pedalar.
O programa propõe campanhas de recolhimento de garrafas PET e embalagens plásticas de material de limpeza por alunos das escolas envolvidas, e o encaminhamento para a empresa licenciada que derrete o material e o transforma em quadros de bicicleta, que gera algumas vantagens sobre a bicicleta comum, já que além de possuir um “andar” macio, não enferruja e não necessita de pintura, além de ser um produto ecologicamente correto. A bicicleta produzida pelo “lixo” arrecadado pelas crianças, é doada para a escola para uso da comunidade escolar.
A união da necessidade de dar destinação correta para as garrafas PET juntamente com a oportunidade de propiciar lazer e prática de exercícios, unindo conceitos de reciclagem e saúde.
A cada mil quilos de PET, a escola recebe uma bicicleta. Para divulgar e implantar o Programa Unisc-Escola, estiveram na terça-feira visitando a escola a funcionária da Unisc Cássia Andrade de Paula e a bolsista Tanise Etges, levando enormes “sacos de lixo” onde deverão ser depositadas as garrafas PET e embalagens.