AMVARP na Arena da Participação Social
Durante os dias 21, 22 e 23 de maio, acorreu em Brasília-DF, a Arena da Participação Social, evento promovido pela Secretaria Geral da Presidência da Republica e PNUD, com a finalidade de discutir e avaliar os avanços dos Objetivos do Milênio – ODM.
No ano 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015. São eles: Acabar com a fome e a miséria; Oferecer educação básica de qualidade para todos; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a Aids, a malária e outras doenças; Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
A AMVARP esteve representada por uma comitiva de 8 integrantes, a coordenadora do núcleo regional dos ODMs, Giselda Petry, e os coordenadores municipais dos ODMs, Dionatan Tavares de Candelária, Ana Maria Guterres de Encruzilhada do Sul, Debora Redin de Vale Verde, Luciano Lepper de Vale do Sol, Edelvani Loeblein de Mato Leitão, Hiloi Knod de Sinimbu e Marcio Buboltz de Herveiras.
Evento que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff lançou o 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que reúne informações atualizadas sobre a situação dos ODMs nas diversas regiões brasileiras, na mesma oportunidade aconteceu também a premiação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil.