14º Troca Troca de Sementes em Candelária
12 de Junho de 2014

14º Troca Troca de Sementes em Candelária

O salão paroquial da Igreja N.S. da Candelária recebeu na quarta-feira, 11, o 14º Encontro do Troca-troca de Sementes Crioulas, com a participação de grupos de mulheres rurais e associação de agricultores. O evento teve  o apoio da Prefeitura Municipal de Candelária através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e ainda da EMATER e EMBRAPA.

A solenidade iniciou com café da manhã com produtos trazidos pelos produtores, que também proporcionaram o almoço da mesma forma. Na cerimônia de abertura, o prefeito Paulo Butzge destacou a importância à agricultura para o município de Candelária e região. “o troca-troca de sementes é de grande importância para que tenhamos um banco genético de nossa agricultura, além da troca de experiências entre os agricultores”. O prefeito salientou ainda, que “é necessária uma grande produção para alimentar a população mundial, e que nosso país tem um vasto território e pessoas que entendem e que querem produzir, dizendo ainda que além disso tudo, o produtor tem amor por aquilo que faz, já que além de produzir comercialmente, com muita dedicação, ainda produz o alimento de sua própria família, com todo o carinho e amor. O resgate de sementes crioulas, além de disseminar, ainda serve como reserva no caso de uma situação catastrófica, como secas ou enchentes”. Butzge lembrou ainda, que uma colheita forte é sinônimo de alegria, que certamente irá melhorar a qualidade de vida dos agricultores, que é preciso progredir, mas de maneira sustentável, preservando o nosso meio ambiente, para deixar para nossos filhos e netos um mundo habitável”, concluiu o prefeito de Candelária.

O evento contou com a participação de 240 agricultores e diversas autoridades, entre elas o Gerente Regional do Escritório da Emater/Ascar Clari Pereira, do Diretor de Agricultura Familiar do Governo do Estado, Albino Gewehr, da primeira Dama Gabriela Butzge, além do prefeito Paulo Butzge e de  alguns vereadores.

Momento de Oração

Momento de Oração