Feira de Israel e ajuda aos municípios pautaram Assembléia da Amvarp

Feira de Israel e ajuda aos municípios pautaram Assembléia da Amvarp

A sala de reuniões do Pavilhão Central da Oktoberfest recebeu no ultimo sábado, 04,   a Assembléia Ordinária da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, AMVARP, com a presença dos prefeitos de Herveiras, Nazário Kuentzer, Mato Leitão, Carmen Goeck, Pântano Grande, Cássio Nunes Soares, Passo do Sobrado, Carlos Gilberto Baierle, Rio Pardo, Fernando Schwanke, Sinimbu, Clairton Wegmann, Vale do Sol Clécio Halmenschlager, Vale Verde, Ricardo André Azeredo, Vera Cruz, Rosane T. Pertry, Vice Prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, do Chefe de Gabinete do prefeito Airton Artus de Venâncio e do prefeito de Candelária, e Presidente da AMVARP Paulo Butzge.

Paulo Butzge abriu a reunião lamentando os problemas enfrentados pela maioria dos municípios com relação as chuvas que provocaram enchentes e grandes prejuízos para a região. Em seguida, Butzge passou a palavra a Marisa Christoff, presidente do Corede, Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo, que apresentou aos prefeitos a intenção de enviar uma comitiva da região a Israel para participar de feira internacional Agritech 2015, de 24 a 30 de abril do próximo ano. Marisa solicitou ao presidente da AMVARP Paulo Butzge, apoio para enviar uma comitiva com a participação de um representante de cada município, que será multiplicador no aprendizado da tecnologias daquele país destacando da grande promoção primária em um terreno arenoso e de pequenas proporções. A idéia, segunda Marisa, é a de que este aprendizado seja de imenso valor nas alternativas de diversificação da produção rural, já que os agricultores na região, em sua maioria são minifundiários, ou seja, caso semelhante aos agricultores judeus, que tem pequenos espaços arenosos, e apesar disso, com a tecnologia aplicada a agricultura, onde um hectare de área produz 30 vezes mais que em qualquer outro lugar do planeta.

A explanação seguinte foi do Dr Edson Pereira Neves e equipe,  que vieram explanar e  trazer uma proposta para a AMVARP, de  montar uma parceria com o escritório que representa,  com a finalidade de reaver verbas Estaduais e Federais, via judicial, que não são repassadas pelo governo  federal. Somente no FPM, Fundo de Participação dos Municípios, para todos os municípios do país, deixaram de ser repassados algo em torno de R$ 15 bilhões, de onde os municípios gaúchos deixaram de arrecadar R$ 1 bilhão. O governo concede isenções e desconta dos municípios estes valores, quando deveria descontar da parte que lhe cabe, e não o faz, e portanto, é possível que os municípios busquem na justiça estes recursos, um direito dos municípios.

Finalizando a reunião, que foi abreviada em função dos compromissos que os prefeitos tinham em seus municípios, decorrente dos estragos causados pelas chuvas, falou o  ex presidente da AMVARP, e hoje Secretário Adjunto da Secretaria do Gabinete dos prefeitos em Relações Federativas, João Davi Goerken, que falou a respeito das questões atingidas pelas chuvas e os grandes estragos que causaram.

João Davi informou aos presentes que já no sábado esteve em Irai, onde 46 municípios decretaram situação de emergência, e que no estado, passam de 100 os municípios que já decretaram. Goeken lembrou que o governo do estado ainda está estudando a situação, visto que em alguns municípios, as águas ainda estão baixando, e portanto, não foi possível ainda fazer o devido levantamento dos estragos causados. Informou ainda que o governador esteve reunido inclusive com a presidente Dilma, para resolver os problemas dos municípios na sua recuperação. Indagado se o governo do Estado ira fazer um Decreto Coletivo de Situação de Emergência, para que seja ágil a ajuda aos municípios, Goerken acredita que deve ocorrer.  

Compartilhe: ·