Projeto Escolinha de Trânsito tem início em Candelária
24 de Julho de 2014

Projeto Escolinha de Trânsito tem início em Candelária

O Projeto Escolinha de Trânsito de Candelária virou realidade na ultima terça-feira, 22, quando aproximadamente 100 alunos da EMEF Christiano Graeff, acompanharam palestra ministrada pelo Diretor de Trânsito de Candelária, Nelson Farias, que explicou algumas noções básicas de trânsito as crianças, para em seguida, acompanhar as crianças distribuídas em grupos, a percorrer, primeiramente a pé, o “trajeto” do Kit de Trânsito disposto na quadra do Ginásio Valter Filter, no centro de Candelária, explicando o significado das placas de trânsito, sinaleira, faixa de segurança e tudo aquilo inerente ao trânsito.  Em seguida, as crianças puderam fazer o trajeto munidas de bicicletas e triciclos fornecidos pelas escolinha, o que causou grande alvoroço, tamanha era a vontade de participar do evento.

As crianças do 3º ano do 1ºGrau da escola, estavam acompanhadas das professoras e também  teve a presença da diretora Danieta Heinem, que afirmou ser de grande valia este ensinamento as crianças. “É como uma disciplina normal de matemática ou português, as crianças puderam aprender noções de trânsito, algo que elas irão aplicar em suas vidas, seja quando tiverem idade para dirigir um automóvel, seja para educar os pais”, ressaltou Danieta.

O diretor do Departamento de Trânsito de Candelária, Nelson Farias explicou que “a escolinha dá noções de trânsito, não somente para quem dirige veículos automotores, mas também para pedestres e ciclistas, ou seja, tudo o que tem a ver com o trânsito”. Segundo Farias, “a idéia é educar as crianças para que no futuro tenhamos motoristas mais conscientes, e um trânsito menos violento”, explicou.

O projeto consiste em que todas as crianças das escolas estaduais, municipais e particulares tenham acesso a Escolinha de Trânsito, contemplando crianças que tenham até 10 anos de idade.

O prefeito Paulo Butzge, entusiasta e defensor da escolinha afirma que “a cada dia vivemos um trânsito mais violento, e com pessoas descumprindo as leis, que começa com o simples fato de usar o cinto de segurança, e avança em casos de excesso de velocidade e outras tantas transgressões. Precisamos criar um motorista que seja atento e cumpridor das leis, visto que o numero de automóveis se multiplica diariamente, fazendo com que as regras sejam primordiais para o fluxo de automóveis e pessoas, e a Escolinha de Trânsito é uma grande aliada, pois além de ensinar as crianças, elas se tornam multiplicadoras na cobrança de seus pais para que sigam as regras do trânsito”, concluiu o prefeito.

Na foto o Diretor de Trânsito, Nelson Farias em palestra com as crianças

Fechar Próxima Anterior