7ª Festa da Colônia repete o sucesso do ano passado
O final de semana foi de grandes comemorações no município de Candelária, não somente pela passagem do dia do Colono e Motorista, mas também pelo mês de aniversário do município, que no ultimo dia 7 completou 89 anos de emancipação política administrativa. Dentro de uma programação estabelecida que teve inicio no dia 1º de julho, e que teve neste fim de semana seu ponto culminante, com várias atividades que movimentaram a cidade desde as primeiras horas de sábado, prosseguindo num belo domingo de sol com milhares de pessoas visitando a 7ª Festa da Colônia.
Já no sábado o tempo foi generoso, com frio, mas com sol intenso, aconteceu a abertura da 7ª Festa da Colônia, com a presença do prefeito Paulo Butzge, da primeira Dama, Gabriela Butzge, do vice prefeito Rui Beise, secretários municipais, vereadores, autoridades e publico em geral, que puderam acompanhar a solenidade que marcou com a bela apresentação da cantora candelariense, Elisângela Rebhein. O prefeito declarou aberta a 7ª Festa da Colônia, saudando as autoridades e visitantes que vieram conferir os 24 estantes da gastronomia, formado por grupos de interior e agroindústrias, e mais de 40 expositores de artesanato.
A gastronomia típica germânica dos grupos e agroindústrias do interior, mais uma vez fez a alegria dos visitantes, que puderam saborear cucas, lingüiças e toda uma gama de quitutes de “dar água na boca”, e que foram consumidos durante toda a festa, tanto no sábado como no domingo.
2º Baile de Kerb
Mais uma vez o baile de Kerb foi um total sucesso, uma idéia da primeira Dama, Gabriela Butzge, testada no ano passada, e devido ao sucesso se repetiu neste ano, com o 2º Baile de Kerb, na noite de sábado, 26, nas dependências do Clube Rio Branco. O baile que inova também pelo horário, com inicio as 21 hs, e que teve um grande público que acompanhou o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Frohtanz, de Vera Cruz fazer uma bela apresentação com 12 casais, que apresentaram as antigas danças alemãs, que objetiva cultivar e difundir as tradições alemãs.
A animação do Grupo de Danças foi contagiante, e com o inicio do baile com a Super Banda Santa Cruz, a tradicional Polonesia foi puxada pelo grupo, que se misturou ao grande publico numa grande integração, de muita alegria e muito entusiasmo. Repetindo o cardápio do ano passado, que foi um sucesso, a história se repetiu com a degustação de cuca e lingüiça, pois cada ingresso dava direito a um prato com cucas e lingüiças, totalmente aprovado pelo publico.
Desfile
Já a manha do domingo, aliás, um domingo com “céu de brigadeiro”, ou seja, azul e sem nenhuma nuvem, teve início as 9 hs o desfile alusivo ao dia do Colono e Motorista. O prefeito Paulo Butzge liderou a carreata que teve mais de 300 veículos, fazendo-se a ressalva que a secretaria de Obras não desfilou com seu maquinário, pois estão no interior reconstruindo as estradas que foram seriamente danificadas pelas chuvas e enchentes, e portanto, seria um disparate trazê-las para a cidade apenas para o desfile, e mesmo assim, sem parte dos veículos da secretaria de Obras, este foi o maior desfile que aconteceu nestes sete anos de desfile, foram 90 minutos ininterruptos de veículos de empresas que desfilaram pela avenida Pereira Rego, desde o monumento ao Imigrante, fazendo o retorno na Dr Middendorf, voltando pela Pereira Rego até a Bento Gonçalves, e seguindo pela Marechal Deodoro até a sete de setembro, onde em um palco, o prefeito cumprimentava a população e os motoristas, e onde também o Diácono René Hoff dava a tradicional benção, com água benta, aos veículos que passavam.
Milhares
Foi na tarde e noite de domingo que a 7ª Festa da Colônia teve seu ponto alto em publico. Com shows artísticos no palco, danças, gastronomia farta e uma “irresistível” feira de artesanato que milhares de pessoas visitaram, dançaram e consumiram os produtos oferecidos. Além disso, o parque ficou tomado de crianças que aproveitavam seus brinquedos. No início da tarde, o prefeito Paulo Butzge, acompanhado pelas soberanas do município, Rainha Juliana e princesas Melisa e Taís, visitou todos os expositores da festa em agradecimento pela participação.
O prefeito Paulo Butzge salientou das dificuldades de realizar uma festa “numa época não tão propícia em que os municípios atravessam, com a diminuição dos repasses por parte do governo federal através do Fundo de Participação dos Municípios. Além disso, as chuvas causaram grandes estragos em nosso interior, estamos trabalhando para recuperar, e isso também acarreta em algumas despesas extras. Porém, com criatividade, conseguimos buscar recursos para podermos presentear a população de Candelária, e também da região com uma bela festa.”
A 7ª Festa da Colônia foi uma promoção da Associação Cultural Érico Veríssimo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Candelária e EMATER/Ascar.