Cosuel recebe área para investimento de quase R$ 4 milhões
30 de Julho de 2014

Cosuel recebe área para  investimento de quase R$ 4 milhões

A Prefeitura Municipal de Candelária, através do Prefeito Paulo Roberto Butzge realizou na manhã desta segunda-feira doação de área para a Cooperativa de Suinocultores de Encantado, COSUEL, para instalar no município uma Unidade de Produção Leiteira,  consórcio  que irá abrigar 262 vacas leiteiras, com uma estimativa de produção de 5030 litros de leite por dia, gerando 1.836.096 de litros por ano, com uma receita de R$ 1.872.817,92 ano,  e  estimativa de que em três anos, com o projeto já estabilizado, a produção chegue a 6.288 litros dia, 2.295.120 litros por ano, com receita de R$ 2.341.022,40 ano.

As tratativas de trazer o consórcio para Candelária iniciaram logo que Paulo Butzge assumiu a Prefeitura Municipal em 2013, juntamente com o secretário  de Indústria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler. Foram inúmeras viagens a Encantado, reunidos com o Presidente da cooperativa, Gilberto Antônio Piccinini, até esta segunda-feira, quando se concretizou a vinda da Cosuel para Candelária.

O projeto prevê a construção de um pavilhão de 115,44mx23,51mx4,5m, para a acomodação das 262 vacas da raça Holandesa, no estilo “freestall”. Ainda estão contemplados  a construção de 7 silos para armazenagem de silagem, cada silo com dimensão de 10mx26mx3m, sala de leite e escritório, além de galpão para armazenagem de feno e implementos e residência para funcionários.

Incentivo

Para instalar a Unidade Leiteira, a empresa requereu junto ao executivo uma área de no mínimo 100.000 m², poço artesiano com vazão mínima de 8 mil litros de água por hora e disponibilidade de energia trifásica. A área encontrada que apresentou todos estes requisitos foi na localidade de Linha Boa Vista,  área pela qual a prefeitura desapropriou 227.000 m² (22,7 hc), dos quais doou 100.000 m²  para abrigar o investimento que chegará em R$ 3.959.016,22 de reais, ficando o restante da área como reserva técnica para outros investimentos.

Doação

Nesta segunda-feira, pela manhã, o prefeito assinou a escritura de doação da área juntamente com  o Presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini e o vice Presidente Pasqual Bertoldi,  no gabinete do Prefeito, com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Telmo Renê Grunewald, alguns vereadores, do Presidente da ACIC Clairton Kleinert,  assessores e envolvidos com a cooperativa que comercializa os produtos Dália.

Paulo Butzge afirmou ser um dia de grande importância para Candelária, já que desde o início do seu governo ele mantinha tratativas com o presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, e que foi crucial o empenho de todos para concretizar este marco histórico para Candelária.

Paulo salientou que “foi o trabalho de todos que possibilitou a concretização deste projeto, de tamanha importância para o município, e  que vai trazer tecnologia de ponta, com processos automatizados,  e também por entender da grande importância de fomentar aqui em Candelária este segmento que é o leite”. Paulo ainda citou que espera que este seja apenas o primeiro de outros projetos da Cosuel em Candelária, afirmando ainda que esta é a sua bandeira, a de trazer empresas e o desenvolvimento para Candelária.

O Presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini afirmou que este “é um grande momento, que marca a vida de uma comunidade, um município pujante como Candelária, e que é também um benefício para toda a região. Segundo ele, era um antigo sonho de fincar uma bandeira no município, com obras e investimentos, e sentimos  que o ambiente era bom, quando conhecemos o prefeito e percebemos da sua grande vontade e esforço para que a Unidade Leiteira fosse instalada em Candelária. Piccinini disse que foi decisivo este interesse do prefeito e do secretário Jorge Willian, e a segurança com que o assunto era tratado pelo executivo, e portanto, “é com muita alegria que hoje estamos  aqui recebendo esta área onde será desenvolvido um trabalho de alta tecnologia, que trará divisas tanto para o município, e  também para os agricultores e produtores de leite”, afirmou Piccinini.

O secretário Jorge Willian, junto com o prefeito Paulo Butzge, protagonistas desta conquista, afirmou estar muito feliz com mais este grande investimento que Candelária irá receber. Como disse o prefeito Paulo, é um “marco histórico” para Candelária, assim como a vinda a Beira Rio Calçados, que também está fazendo grandes investimentos no município  que irá beneficiar a população, a vinda da Cosuel é mais uma página na história da cidade, aliado ao bom momento das empresas que aqui estão instaladas, que também vem expandindo”, o secretário afirma que acredita estar no caminho certo. “Estamos na busca de outros investimentos, Candelária não pode parar”, afirmou ele.

Foto: Urgel G. de Souza - Jornal de Candelária