Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais entregam protetor solar.
O prefeito Paulo Butzge participou na ultima quarta-feira da primeira entrega de protetor solar atendendo a Lei 13.469/2010 que foi regulamentada pelo Decreto 50.776, publicado no Diário Oficial do Estado, dando conta da distribuição gratuita de protetores solares para os agricultores familiares, como o objetivo de prevenir o câncer de pele.
A legislação foi aprovada em 2010, que estabeleceu a criação do Programa de Proteção a Saúde do Trabalhador Rural, com benefícios para os produtores, pescadores e aquicultores, e aguardava a sanção do governador do estado, o que ocorreu ao final do ano passado.
Para ter acesso ao benefício, o agricultor deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, munido de cartão do SUS e documentos pessoais para fazer o cadastro. A partir daí, o sindicato remete a Secretaria Municipal de Saúde, que fará a distribuição através da Farmácia Municipal.
Segundo o vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Dionatan Tavares da Silva, “o beneficio por enquanto não é estendido a todo o estado, apenas para as áreas de maior risco, e Candelária infelizmente está dentro desta área” explicou Tavares.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Juarez da Rosa Cândido, é mais uma conquista: “Estamos sempre atentos para tudo o que possa melhorar a qualidade de vida dos agricultores, que passam o ano inteiro sob o sol escaldante, muitas vezes sem nenhuma proteção, então este beneficio do protetor solar vem de encontro a tudo aquilo que queremos para os nossos agricultores, e pessoas que trabalham no sol, é uma proteção, é melhoria na qualidade de vida destas pessoas”, afirmou Juarez Cândido.
A entrega dos primeiros protetores contou com a presença de diversos trabalhadores do sindicato, além do prefeito Paulo Butzge, já que o programa tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e, portanto, ao prefeito Paulo, juntamente com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Juarez, foi dada a honra de fazer a primeira entrega ao casal Neusa Maria Rusch Kottwitz, de 59 anos e Valter Ivo Kottwitz, de 62. Segundo o casal, “a espera pelo beneficio já era esperada há um bom tempo, porque câncer de pele sempre preocupa, e o protetor vem para nos auxiliar muito. Já usávamos, porém, tínhamos que comprar para nos proteger, e agora com este programa, além de nos ajudar na prevenção do câncer de pele, não precisamos ter custos para nos proteger”, afirmou Neusa. O programa já conta com aproximadamente 350 pedidos de protetores que devem ser entregues nos próximos dias.
Foto Erni Bender
Legenda: Dionatan Tavares, Juarez Cândido, Valter e Neusa Kottwitz, Paulo Butzge, Zoni Porto Rebhein, Adilo Schuck e Dilson Dittberner