Candelária recebe o fogo simbólico da Semana da Pátria
18 de Agosto de 2014

Candelária recebe o fogo simbólico da  Semana da Pátria

Conduzida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Candelária recebeu na manhã desta segunda-feira, as 11h30min,  o fogo simbólico da Semana da Pátria, uma promoção da Liga de Defesa Nacional.

O fogo simbólico da Pátria é uma idéia que surgiu de um grupo de patriotas gaúchos que buscava em 1936, um símbolo que representasse o patriotismo do povo brasileiro. A escolha do fogo, que acompanha o homem desde os seus primórdios, e a presença olímpica, unindo raças e povos, fez com que ele fosse escolhido como o símbolo procurado.

Assim, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi realizada pela primeira vez no ano de 1938, chegando assim a sua 77ª edição, sempre promovida pela Liga da Defesa Nacional.

O prefeito Paulo Butzge recebeu a centelha das mãos de Darci Martins da Rosa, da Liga de Defesa Nacional, e imediatamente repassou ao Tenente Paulo Rogério dos Santos, Comandante do Policiamento Ostensivo da 4ª Companhia da Brigada Militar em Candelária,  onde ficará sob guarda da Brigada Militar até o dia 1º de setembro, quando se dará início a Semana da Pátria.

Todos os anos, dois temas são escolhidos para reflexão durante o evento. Neste ano, no Estado do Rio Grande do Sul, o tema escolhido faz homenagem aos 100 anos de Lupcínio Rodrigues, e a nível nacional, o tema é “Meu jeito de ser Brasileiro”.

A partir do dia 1º de setembro, acontecerão na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, durante a semana da Pátria, solenidades diárias de hasteamento e arriamento das bandeiras.

Foto: Fernando Auler

Na foto o prefeito Paulo Butzge ao centro recebe a centelha do representante da Liga de Defesa Nacional, Darci Martins da Rosa, sob olhar do Tenente Paulo Rogério