Evento lembra o Dia Mundial de Saúde Mental em Candelária

Evento lembra o Dia Mundial de Saúde Mental em Candelária

Para marcar o dia 10 de outubro, dia Mundial da Saúde Mental, Candelária criou o evento “Mental Cande”, reunindo o Hospital Candelária  com a secretaria de Saúde, que conta com o serviço do CAPS, ambos os serviços que estão comemorando dez anos de funcionamento no município.

O objetivo principal do “Mental Cande”, segundo Fernanda Pires, Coordenadora da saúde mental do Hospital Candelária, “é proporcionar para a comunidade uma aproximação dos serviços disponíveis, possibilitando  a acessibilidade  destes para a população, trabalhando com a desmistificação dos serviços prestados na atenção em saúde mental “.

O evento contou com a presença do presidente gestor do Hospital Candelária, Aristides Feistler, da Coordenadora de Saúde Política de Saúde Mental, Maria Alice Ferreira, do psicólogo, Marcos Vinícius da Rosa, Coordenador do serviço  quando o CAPS foi implantado no município e do secretário de Administração de Candelária, Jorge Mallmann, que representou o prefeito Paulo Butzge que por motivos particulares não pode estar presente.

A abertura oficial do Cande Mental aconteceu no auditório da ACIC – Associação de Comércio e Industria de Candelária nesta quinta-feira, 09, porém, o evento teve inicio na tarde da quarta-feira, 08, com a “Blitz da Saúde Mental nos semáforos da cidade, com o intuito de sensibilizar a comunidade com a entrega de folders do evento e mudas de hortaliças do Projeto Aflorar.

Na quinta-feira, 09, na parte da manhã após a abertura oficial, Dani Ladi, Educador em Redução de Danos de Santa Cruz do Sul, discorreu palestra  com o tema: “É tudo nosso!!!”

Na parte da tarde, aconteceu a oficina de idéias com o Assistente Social de trabalhador da Saúde Mental, Fábio Braga, da cidade de Pelotas.

O evento tem continuidade nesta sexta-feira na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, no centro da cidade com diversas atividades para os participantes, entre elas, mateada, almoço comunitário, show de talentos, oficina de música, tenda de educação popular em saúde e artesanato. O evento deve se estender até o final da tarde.  

Foto: Miriam Bender

Compartilhe: ·