I Seminários de Boas Práticas ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
11 de Novembro de 2014

I Seminários de Boas Práticas ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Coordenação promove reunião para acertar detalhes do seminário

No próximo dia 25 o Núcleo  Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), do Vale do Rio Pardo promove o I Seminário de Boas Práticas ODM na Gestão Pública, encontro esse que irá reunir gestores públicos, secretários, conselheiros municipais e lideranças que atuam na nas áreas de Assistência Social (ODM 1), Educação (ODM 2), Direitos Humanos (ODM 3), Saúde (ODM 4, 5 e 6), Meio Ambiente (ODM 7) e Desenvolvimento Econômico (ODM 8), além de empresas e terceiro setor.

Com a finalidade de organizar o seminário e a ordem das palestras, mediadores e também dos bastidores do evento, a coordenadora  do Núcleo Rio Pardo, Giselda Petry, representando a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, AMVARP, reuniu lideranças que estarão atuando como organizadores  e palestrantes do evento,  na manhã da ultima quinta-feira, 06, para fazer as tratativas do desenvolvimento do seminário.

No evento, as cidades que compõe o núcleo regional estarão apresentando as suas experiências para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, no Memorial da Unisc, com credenciamento as 8:30 hs e abertura oficial marcada para as 9 hs com a presença de autoridades como o presidente da AMVARP e prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge, do prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, da Reitora da Unisc, Carmen Helfer, do Assessor de Projetos Especiais ODM  da secretaria Geral da Presidência da República, Laurêncio João Körbes, do consultor do PNUD da Região Sul, Daiçon Maciel da Silva e do secretário executivo do Núcleo Estadual ODM, Delmar Sittoni.

As palestras serão divididas em dois turnos, sendo na parte da manhã a primeira experiência a ser compartilhada é da cidade de Vale do Sol, quando Luciano Lepper, Jesus Edemir Rodrigues e Lenio Trevisan discorrerão sobre Arranjo Produtivo Local e Programa de Aquisição de Alimentos (ODM 1 e 8). A palestra seguinte é com Ana Claudia Miotto, de Passo do Sobrado,  com o tema A emancipação econômica e social da Associação Mulheres Guerreiras,  a partir da diversificação (ODM 1,3 e 8). Em seguida, Fernando Serena Menezes discorre a experiência da cidade de Candelária com o tema Horto Medicinal Comunitário do Bairro Marilene (ODM 6 e 7). Encerrando os trabalhos da parte da manhã Nildete Pereira dos Santos, da cidade de Rio Pardo discorre a palestra Projeto Recicla Rio Pardo – Coopertativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Pardo COCAMARP (odm 3, 7 E 8).

Após o intervalo para o almoço, logo as 13:30hs, Vera Cruz apresenta sua experiência com o palestrante Marcelo Tavares com o tema Água, Investimento e conscientização para conservação (ODM 7 e 8). Encruzilhada do Sul apresenta o tema Programa encruzilhadense de qualidade – mapa estratégico de gestão (ODM 8), tendo como palestrante a prefeita Laíse de Souza Krusser. Em seguida, Mario Bubolz e Márcia da cidade de  Herveiras, apresentam Todos engajados por uma educação com práticas preventivas, desenvolvimento integral e qualidade de vida (ODM 2, 7 e 8), e encerrando o seminário, Paulo Mans de Santa Cruz do Sul apresenta a experiência Banco do Povo SCS (ODM 8). Ficou acertado nesta reunião que o representante de Candelária, Dionathan Tavares da Silva será o mediador e interlocutor de perguntas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro através do e-mail giseldapetry@gmail.com, ou ainda pelos telefones 51 – 3711-2867 e 51- 9673-6188.