Hospital de Candelária tem novo e moderno serviço de Raio X
12 de Novembro de 2014

Hospital de Candelária tem novo e moderno serviço de Raio X

Quando o prefeito Paulo Butzge requisitou os serviços do Hospital Candelária e nomeou um conselho Gestor para administrar a casa de saúde em 1º de abril de 2013, sabia que havia muito trabalho pela frente na recuperação da entidade, mas que com o tempo a recuperação e a melhoria dos serviços, bem como dos equipamentos seria evidente. Além de implementar outros serviços e equipamentos, o Hospital de Candelária passa a contar a partir de hoje, 10 de novembro, em cerimônia de entrega ocorrida na sala de Raio X do hospital,  com o novo equipamento do serviço de radiologia. Com investimento de R$ 84 mil somente no aparelho da marca alemã Siemens Multix B-630 que substitiu o antigo aparelho que já estava em uso há 25 anos.

Segundo o presidente Gestor do hospital, Aristides Feistler, além deste aparelho ser mais moderno, a resolutividade é bem maior que  o antigo. “É o que há de mais moderno na área do Raio X, e passados 20 anos do outro aparelho, as mudanças são evidentes, o antigo tinha uma resolutividade de 500 mA, e este tem 630 mA, o que já garante uma melhor imagem, mas não para por ai, a comodidade do paciente também é superior, já que este aparelho permite recursos bem mais amplos, como por exemplo o leito que corre sobre roldanas evitando manusear o paciente que está ali deitado, na maior parte das vezes com dores, e além disso, esta aparelho permite que se faça exames nas partes laterais sem que seja necessário virar o paciente, no caso, “o aparelho é que vira”, salientou Feistler.

Instalação

Quando há 3 meses o antigo raio X estragou, ficou evidente que era preciso adquirir este novo aparelho, porém, a instalação deste moderno equipamento não é tão simples como possa parecer. “Não é como pendurar um quadro na parede”, salientou o prefeito Paulo Butzge, é preciso seguir normas de construção do prédio que precisa ser isolado, pois os raios não podem  “vazar” da sala de raio X, já que a exposição prolongada aos mesmos, causam grandes danos a saúde.

Durante três meses atuamos com um aparelho portátil, já que a instalação do novo aparelho teve muitas etapas, uma delas inclusive a do painel eletrônico, fabricado na cidade do Rio de Janeiro, especialmente para a Siemens. “Sem esses procedimentos, a Siemens sequer instala o aparelho, e quando concluímos as obras, que teve até mesmo uma nova rede elétrica instalada, imediatamente eles vieram e colocaram o aparelho em funcionamento, aparelho este que inauguramos na data de hoje, com investimentos que superaram a casa dos R$ 100 mil, com verbas oriundas de recursos próprios, investimento total do Hospital Candelária ”, comemorou o presidente Gestor Aristides Feistler.

Na inauguração que contou com a presença do prefeito Paulo Butzge, do presidente Gestor Aristides Feistler  e de todo o conselho gestor, secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Orlando Kochenborger, secretária de Saúde, Aline Gewehr Trindade, vereadores, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores , Telmo Grunewald , funcionários e imprensa, que puderam ouvir explicações do funcionamento do novo aparelho através dos técnicos capacitados Jairo Manuel Dias e Erli Paulo Moraes. O hospital realiza em média 1.300 exames por mês.

Na foto Aristides Feistler,  Telmo Grunewald,  Aline Trindade e o Prefeito Paulo Butzge

Técnicos Jairo e Paulo explicam o funcionamento do novo aparelho
Fechar Próxima Anterior