Defesa Civil de Candelária participou da II Conferencia Nacional da Defesa Civil
13 de Novembro de 2014

Defesa Civil de  Candelária participou da II Conferencia Nacional da Defesa Civil

Coordenador Euclides Rodrigues representou região

O coordenador da Defesa Civil de Candelária, tenente Euclides Rodrigues participou da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, entre os dias 04 e 07 de novembro, em Brasília. O evento aconteceu no Centro de Convenções Internacionais de Brasília, com carga horária das 9hs ao meio dia e das 13:30hs as 18 hs, com recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional.

O objetivo da 2ª Conferência foi o de discutir as normas que os municípios deverão se pautar a partir da publicação das 30 novas diretrizes e 10 prioridades, elencadas por 1,2 mil delegados de todo o país, que foram somadas as outras diretrizes já existentes na lei de nº 12608 e 12.340

Na prática, este evento teve como estopim as conferencias municipais  da Defesa Civil, onde os municípios elencaram suas prioridades, que foram levadas a uma conferência estadual, onde foram discutidas e elencadas para serem levadas a 2ª Conferência Nacional.

Segundo o coordenador tem Rodrigues, os avanços conquistados nesta conferência foram enormes, basta dizer que hoje, para que o prefeito possa decretar “situação de Emergência”, ao danos devem ser quando do setor publico tiver prejuízos de 0,2303%, da receita corrente liquida do ano anterior, diferente dos 2,77%, índice que era aplicado. No setor privado também foram grandes as alterações, passando de 8,33% para 0,069%, o que fará uma grande diferença no auxilio dos danos causados pelas catástrofes, como enxurradas, granizo e toda a gama de intempéries.

Outros grandes avanços relatados pelo coordenador, é com relação a agilidade que os municípios estarão recebendo os recursos em caso de sinistro. Segundo ele, foram desburocratizados os trâmites, e ainda outras normas foram alteradas para que os municípios tenham os recursos de forma mais ágil e rápida.

Na foto o Coordenador da Defesa Civil de Candelária diante do Centro de Convenções em Brasilia