I Seminário de Boas Práticas ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Aconteceu na terça-feira, 25, importante reunião dos municípios que compõe o Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Vale do Rio Pardo, quando a AMVARP – Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, promoveu o I Seminário de Boas Práticas ODM, Coordenado pela secretária Executiva da AMVARP, Giselda Petry, com a participação de diversas autoridades, como por exemplo o presidente da AMVARP e prefeito de Candelária, Paulo Butzge, que deu as boas vindas aos participantes, e também representantes do Governo Federal, Estadual e representantes dos municípios que compõe o núcleo, e que reuniu aproximadamente 120 pessoas provenientes dos municípios de Candelária, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Herveiras, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Vale do Sol, Passo do Sobrado, que participam deste núcleo.
Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos pela comunidade internacional com base em compromissos assumidos em grandes conferências mundiais realizada na década de 1990. A partir deste debates, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou, no ano de 2000 a Cúpula do Milênio, quando líderes de 191 países definiram as metas para tornar o mundo melhor e mais justo até 2015. Foram definidas oito metas:
1 – Acabar com a fome e com a miséria
2 – Educação Básica de Qualidade para todos
3 – Igualdade entre os sexos e valorização da mulher
4 – Reduzir a Mortalidade Infantil
5 – Melhorar a Saúde das Gestantes
6 – Combater a AIDS. A Malária e outras doenças.
7 – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente
8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
A partir destas oito metas, foram desenvolvidos os trabalhos que foram apresentados no seminário, no caso, envolvendo o núcleo do Vale do Rio Pardo. Cada município teve a oportunidade de apresentar as boas práticas ODM de seu município, trocando experiências e desta forma estreitando laços e incentivando as práticas ODMs em cada município. O seminário aconteceu no Memorial da UNISC, em Santa Cruz do Sul, com inicio as 9hs, com quatro painéis apresentados na parte da manhã, das cidades de Vale do Sol, Passo do Sobrado, Candelária e Rio Pardo, e na parte da tarde com Vera Cruz, Encruzilhada do Sul, Herveiras e Santa Cruz do Sul.