Presídio de Candelária vai reativar horta comunitária
18 de Dezembro de 2014

Presídio de Candelária vai reativar horta comunitária

Com a intenção de reativar a horta do presídio Municipal de Candelária, a convite do presidente do Conselho da Comunidade, José Carlos Freire Kochenborger, mais conhecido como Veveco, o prefeito Paulo Roberto Butzge e a primeira Dama,. Gabriela, juntamente com a Coodenadora de Hortas de Jardins do município, Mara Fagundes e o técnico agrícola Alex Wegner, estiveram em visita ao presídio municipal na última semana, mais especificadamente no local onde existia no passado uma horta, para analisar a possibilidade de reativar a mesma. Para o presidente do Conselho, “a horta é uma maneira dos apenados terem uma ocupação, e além disso, servirá também como fonte de alimentos para os detentos e suas famílias, além de poderem atender projetos sociais da primeira Dama” afirmou Veveco.

O prefeito Paulo Butzge entende que “é importante que os apenados tenham uma atividade para ocupar o seu tempo, e melhor do que isso, poderão desta forma ajudar toda a comunidade”.

Acompanhados pelo administrador do presídio, Andreo Camargo, o local foi analisado pela Coordenadora Mara e pela primeira Dama Gabriela, que já formalizaram um plano de ação no local, iniciando ainda neste ano com a limpeza do local, e no inicio de janeiro com a preparação da terra. O inicio do plantio deve começar em março, com as primeiras mudas. Gabriela entende que os apenados podem e querem fazer parte de um contexto que premia a população, e a reativação da horta, a exemplo das hortas comunitárias já existentes no município, certamente irá contribuir em muito para a vida não só dos apenados e suas famílias, mas também da população em geral que de alguma forma será beneficiada com esta horta.

O Conselho empossado desde setembro já realizou obras de melhoria no presídio, como o parlatório e uma cobertura no pátio onde os apenados têm momentos ao ar livre. A idéia, segundo o Presidente do Conselho Veveco, “é a de ocupar os apenados na maior parte do tempo possível, o que certamente irá beneficiar não somente o apenado, mas toda a sociedade, tentando criar um ambiente de recuperação, para que ele volte para a sociedade de maneira ordeira e pacífica”, concluiu Veveco.

Na foto  Alex, Mara, Gabriela, Paulo Butzge, Veveco e Andreo

Foto: Erni Bender