Candelária garante Ensino Superior Gratuito
12 de Fevereiro de 2015

Candelária garante Ensino Superior Gratuito

IFF de Santa Maria confirma extensão no município

Após inúmeras viagens, visitas, palestras, reuniões, até mesmo na capital Federal, especificadamente no Ministério da Educação e Cultura (MEC), onde foi protocolado pedido de instalação de uma universidade em Candelária, finalmente pode-se dizer que a cidade possui ensino superior gratuito, depois que o prefeito Paulo Butzge recebeu a confirmação do Instituto Federal Farroupilha (IFF), que irá oferecer  a partir deste ano uma extensão de seus cursos  no município.

O projeto de uma universidade em Candelária foi idealizado pelo Pastor Dorival Ristow, e a partir desta idéia, foi criada uma comissão pluripartidária em busca da universidade, na tentativa de sensibilizar as autoridades da necessidade de se ter este tipo de ensino em Candelária, que iria beneficiar toda a região. Em 20 de agosto do ano passado, uma comitiva formada pelo idealizador do projeto, visitou o IFF em Santa Maria, e obteve uma resposta imediata, quando já no dia 25 daquele mês, o prefeito Paulo Butzge recebia em seu gabinete o Coordenador de Novas Unidades do IFF Carlos Eugênio Balsemão e o Assessor de Pesquisas e Projetos Roberson Oliveira que vieram tratar da viabilidade do projeto.

A partir desta visita, foi formulado um projeto para implantação do IFF em Candelária. E com as garantias dadas pelo prefeito Paulo Butzge aos representantes da instituição, a exemplo de Uruguaiana que em apenas seis meses instalou o instituto na cidade, também Candelária obteve esta rápida resposta.

Para a implantação do IFF em Candelária, uma das exigências era com relação ao local para tal fim, e já naquela época, o prefeito Paulo Butzge colocou a disposição do Instituto as instalações onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação, e onde no passado a Escola Rio Branco ocupava o local. Os representantes do IFF demonstraram grande  interesse com relação ao local, no que foi um dos requisitos básicos solucionados de imediato pelo prefeito. Paulo salientou que “o local é perfeito para instalação do instituto, possui sete ou oito salas de aula, auditório, cozinha, enfim, temos a oferecer de imediato para a instalação do instituto”, afirmava  o prefeito.

Segundo o prefeito Butzge, chega a impressionar a rapidez e a agilidade do IFF, e certamente Candelária só tem a ganhar, “é o primeiro passo para a instalação de uma faculdade, e quem sabe, num futuro a Universidade Federal de Candelária.

O IFF tem como foco o aluno trabalhador, e os cursos serão implantados de forma gradativa e vertical, já que a lei que cria o IFF estabelece que 50% das vagas para o ensino técnico, 20% para licenciaturas,  e os outros 30% para o que a comunidade demandar, que são os tecnólogos, bacharelados e etc, segundo o coordenador de novas unidades do IFF, Carlos Eugênio.

O prefeito Paulo Butzge mencionou ainda que foi surpreendido pela rapidez, “sabíamos que nossa luta era grande e que nossas tentativas eram incansáveis, mas confesso que não esperava tão cedo, e é uma noticia sem  precedentes, Candelária passará a ter curso superior, e gratuito, um motivo de orgulho para todos nós”, concluiu o prefeito Paulo Butzge.