Secretaria de Educação promove reunião de efetividade
Por iniciativa da secretária de Educação do município de Candelária, Sônia Pereira, foi promovido Café da Manhã com o prefeito Paulo Butzge e secretários municipais, na ultima sexta-feira, 24, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para expor as dificuldades e êxitos da pasta, com a finalidade de buscar experiências de outros secretários para gerir a mesma.
A secretária fez questão de salientar que o pensamento coletivo é produtivo, e por este motivo, fez uma exposição de todas as áreas de sua secretaria, para que o prefeito, e outros secretários possam analisar de maneira produtiva, onde é possível equacionar para trazer efetividade e economia.
Segundo a secretária Sônia, “devido a difícil situação financeira que os municípios brasileiros enfrentam na atualidade, é importante ouvir, discutir e solucionar problemas que possam existir, e certamente com a ajuda de todos, bem mais fácil solucionar”, afirmou Sônia.
A secretária ainda salientou, que a Secretaria Municipal de Educação, é a secretaria com o maior numero de funcionários, praticamente 50% dos funcionários da administração pertencem a sua pasta, deixando o nosso custo com valores consideráveis, mas é preciso expor isso para a comunidade e para a administração, para que saibam onde estão sendo aplicados os recursos, para que fique bem transparente, e, como já disse, várias pessoas pensando, produz mais do que apenas uma pessoa, portanto, além de expor nossas necessidades e conquistas, contamos com os colegas para quem sabe, gerir de forma ainda mais racional os rumos de nosso trabalho, concluiu Sônia.
A idéia da secretária foi amplamente aprovada pelo prefeito Paulo Butzge, que enalteceu o trabalho que vem sendo realizado nesta área. Paulo elogiou a iniciativa da secretária, dizendo ser racional e necessária, neste momento em que os municípios brasileiros passam por dificuldades financeiras devido a vários fatores, especialmente pelo fato dos recursos federais estarem escassos, e que portanto, é preciso encontrar soluções para gerir de forma cada vez mais austera as demandas do município. O prefeito aprovou tanto que instituiu, sem marcar uma data ainda, que acontecerá uma reunião dentro de cada mês, onde os secretários se reunirão para discutir as demandas de cada secretaria, como forma de equacionar e racionalizar ainda mais os recursos de cada pasta.
Participaram da reunião a secretária de Assistência Social, Gabriela Butzge, de Agricultura, Danilo Lopes, de Industria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler, de Obras, Lucas Michels, de Planejamento, Bernardo Rizzi, de Turismo, Cultura e Esportes, Orlando Kochenborger, da Saúde, Aline Gewehr Trindade, além é claro da secretária de Educação, Sônia Pereira e sua equipe, e do vice prefeiro Rui Beise.
Na foto os secretários, prefeito e vice prefeito reunidos