Candelária, 27 de Julho de 2024

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
12 de Maio de 2015

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Candelária participará com ações que pretendem chamar a atenção da sociedade

No próximo dia 18 de maio, Candelária irá participar da programação do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

A data será lembrada em dois eventos organizados pelo CREAS-Cuidar em parceria com a Rede de Apoio e seguirá conforme a Campanha Nacional, que tem  a flor como símbolo.

Com o tema “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, Esquecer é permitir, lembrar é combater”, a primeira ação será a  apresentação teatral organizada pelo CREAS-Cuidar, com o titulo “NOSSO SEGREDO”,  que terá a duração de 40 minutos com classificação etária a partir de 6 anos, que aborda a história de Pedro, um menino alegre que inesperadamente muda seu comportamento, fato que chama a atenção da professora. A proposta é alertar o perigo do abuso sexual de crianças, numa abordagem que sugere como o responsável pode estimular a criança a confiar e denunciar. A peça será apresentada no domingo, dia 17 de maio, as 15 horas, na Rua Andrade Neves ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira.

Outra ação será um desfile caminhada, denominada “Parada pra Infância: Criança precisa ter infância “, organizado pelo CREAS-Cuidar e Rede de apoio com os Bombeiros, Brigada Militar e Pelotão Mirim, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social. Este evento ocorre na segunda-feira, 18 de maio, as 14 hs com saída da Escola Lepage, passando pela Avenida Pereira Rêgo até a frente da Prefeitura Municipal de Candelária.

A caminhada pela avenida central da cidade tem por objetivo chamar a atenção para a infância e adolescência, para assegurar a garantia de seus direitos, e a não violação desses direitos, para tanto, será distribuído o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) para a comunidade em geral e para o comércio. As crianças que desejarem, poderão participar da caminhada com seu brinquedo ou boneco de estimação, uma simbologia ao direito de ter uma infância.

Todas as escolas do município foram convidadas para participar, e já estão confirmadas as presenças das crianças do Pelotão Mirim da Brigada Militar, crianças da Capoeira, Dino e Dina, os bonecos temáticos do município, além dos batedores da Brigada Militar, Carro de Bombeiros, crianças do centro Social e dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.