Candelária garante acesso à informação a portadores de necessidades especiais
Município atende a legislação Federal
Com a finalidade de dar acesso a todas as informações da prefeitura para a população, o Departamento de Informática da Prefeitura Municipal de Candelária criou subsídios para que portadores de necessidades especiais também tenham acesso a essas informações. É o que explica o Coordenador dos Sistemas, Tales Machado, que juntamente com Caio Wohlenberg, o Bike, criaram subsídios na página da Prefeitura Municipal, que permitem que estes portadores possam “navegar” por todo o site.
A partir da página principal do site, no lado esquerdo acima, no link “Atalhos para Acessibilidade”, o usuário tem a oportunidade de acessar os atalhos da página, seguindo as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 02.12.2004.
A preocupação do município com relação ao Portal da Transparência foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-Rs), que avaliou os portais das Prefeituras e Câmaras de Vereadores do RS, onde apenas cinco cidades da região atingiram o índice de transparência, onde Candelária inclusive recebeu o “Prêmio de boas práticas de Transparência na Internet”.
O prefeito Paulo Roberto Butzge salientou que “a preocupação é a de facilitar o acesso oferecendo recursos, para que também pessoas portadoras de necessidades especiais sejam incluídas no processo de participação e fiscalização das ações do governo municipal”.
Acessando a página, o usuário poderá dirimir suas duvidas de acesso e os atalhos possíveis e necessários para que o portador de necessidades especiais obtenha estas informações, tais como aumento de fonte, contraste e outras tantas informações, bastando para isso acessar o site da Prefeitura, no www.candelaria.rs.gov.br, e pressionar Alt+a, direcionando a página para os atalhos disponibilizados pela pagina, e a partir daí, acessas todo o site com as informações que seguem as normas de transparência, podendo inclusive através do Alt+t acessar o Portal da Transparência.
Este tipo de informação foi formatado pela equipe do Departamento de Informática da Prefeitura Municipal de Candelária, composto pelos técnicos, Caio Wohlenberg e Tales Machado.
Na foto Tales Machado explica o sistema ao prefeito Paulo Butzge