Candelária, 27 de Julho de 2024

1º Canto Livre do Botucaraí
07 de Junho de 2015

1º Canto Livre do Botucaraí

Estão abertas as inscrições para o 1º Canto Livre do Botucaraí, festival de interpretes que está dentro das comemorações aos 90 anos de Candelária. A premiação será em dinheiro, e segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, o Canto livre busca valorizar a cultura musical regional. Confira o Regulamento. As inscrições vão até o dia 25 de junho.

Iº CANTO LIVRE DO BOTUCARAÍ

Candelária – RS

Iº CANTO LIVRE DO BOTUCARAÍ

1. DA REALIZAÇÃO:

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, promoverá o Iº Canto Livre do Botucaraí, festival de música aberto ao público em geral.

1. DO OBJETIVO:

A. O Iº Canto Livre do Botucaraí tem como objetivo incentivar a “boa música”, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar os artistas, os compositores, arranjadores e intérpetres de Candelária e região, atingindo todos o gêneros e estilos musicais.

B. O festival terá três segmentos de linha musical e estilo. Uma de linha gaúcha ( música regional, nativista e tradicional gaúcha).Uma linha sertaneja (caipira, raiz) e uma linha Pop ( rock, MPB, sertanejo universitário e outros).

1. DAS INSCRIÇÕES:

A. As inscrições para o Iº Canto Livre do Botucaraí serão efetuadas de 01 a 25 de junho, devendo ser encaminhadas para Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte – Iº Canto Livre do Botucaraí - Av. Pereira Rego, 1000, esquina Bento Gonçalves – Candelária/RS.

B. Juntamente com a ficha de inscrição deverá acompanhar a letra completa, com nome dos compositores. (Autor da Letra e da Música).

C. Os concorrentes, individuais, duplas ou trios, deverão contar com o mínimo de 16 (dezeseis) anos de idade, cada um, durante o período de inscrição.

1. O simples ato de inscrição do concorrente importa, para todos os efeitos, em têrmos de autorização na gravação, publicação e execução da obra musical, bem como repassa, automaticamente, todos os direitos de uso e imagem do evento aos organizadores do festival, no caso de músicas inéditas.

1. DA SELEÇÃO:

Serão selecionadas 08 (oito) musicas de cada categoria (Gaúcha, Sertaneja e Pop), para concorrerem na fase final, mediante apresentação no palco, em dia e horário que serão definidos e divulgados após o encerramento das inscrições.

6. DA COMISSÃO JULGADORA:

A Comissão Organizadora do festival indicará, dentre pessoas identificadas e de comprovada idoneidade junto ao cenário musical e de cultura em geral, uma Comissão Julgadora para a escolha dos trabalhos que estarão conc orrendo ao festival, sendo suas decisões incontestáveis.

7. DO CALENDÁRIO:

A seleção das músicas concorrentes ocorrerá no período de 25/06/2015 à 30/06/15, de acordo com o previsto no ítem 5 (cinco);

A Comissão poderá alterar o prazo de avaliação dos concorrentes à final do Festival de acordo com o número de inscritos, com prévio aviso aos mesmos;

1. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

Cada jurado avaliará a música inscrita de acordo com os seguintes critérios:

1. Fidelidade a letra

2. Afinação

3. Ritmo

4. Interpretação

5. Harmonia

1. DA PREMIAÇÃO:

As músicas vencedoras do Iº CANTO LIVRE DO BOTUCARAI serão conhecidas no dia 04/07/15 e receberão prêmios em troféus e dinheiro:

Categoria Gaúcha:

2º lugar: Dinheiro R$ 200,00 e Troféu

3º lugar: Dinheiro R$ 150,00 e Troféu.

Categoria Sertaneja:

2º lugar: Dinheiro R$ 200,00 e Troféu

3º lugar: Dinheiro R$ 150,00 e Troféu.

Categoria Pop:

3º lugar: Dinheiro R$ 150,00 e Troféu

Melhor Banda Acompanhante R$ 200,00 (Mínimo de 05 integrtantes):

1. Artigo eliminado;

1. A premiação será paga mediante a apresentação da documentação exigida pela Prefeitura Municipal ( Certidão negativa de débitos municipais, RG, CPF e outros, se necessário).

1. DO JÚRI:

O corpo de jurados será composto por 05 (cinco) membros, entre músicos, produtores culturais e pessoas ligadas à arte e à cultura em geral, visando a mais completa lisura do Iº Canto Livre do Botucaraí;

1. DA COMPETÊNCIA:

É competência do Corpo de Jurados a escolha das composições finalistas e a classificação final dos candidatos, dentre os concorrentes, ficando as suas decisões definitivas e irrevogáveis.

12. DA APURAÇÃO:

O Corpo de Jurados irá estabelecer em ata, devidamente assinada por todos os avaliadores, os resultados a serem divulgados.

1. DOS ENSAIOS E APRESENTAÇÕES:

Os ensaios e apresentações, correrão por conta do concorrente, como os acompanhantes. Podendo cada candidato inscrever somente uma música concorrente, por categoria.

1. DA ORDEM DAS APRESENTAÇÕES:

A Comissão Organizadora indicará a seu critério, a ordem e horário das apresentações, bem como da passagem de som, devendo ser rigorosamente obedecidas tais disposições, sob pena de imediata desclassificação da música concorrente.

1. Após a abertura oficial do Festival, os participantes deverão estar preparados para subitem ao palco, na ordem de apresentação já previamente estabelecida pela Comissão Organizadora, sob pena de desclassificação.;

1. DOS CASOS OMISSOS:

Todos os casos omissos não previstos neste regulamento serão resolvidos diretamente com a Comissão Organizadora.

1. DA LIVRE EXPRESSÃO:

Fica garantido o direito de livre expressão de qualquer dos concorrentes, exceto no destrato público ao evento ou a qualquer um dos participantes, bem como à Com,isso Organizadora, à instituição e entidades ou patrocinadores e demais pessoas envolvidas na organização do festival, caso em que ocorrerá a imediata exclusão do concorrente.

Maiores informações:

Av. Pereira Rego, 1000 – Junto a Biblioteca Municipal – Centro – Candelária/RS

Telefones: (51) 3743.8170 – 3743.8171. Com Orlando, Fabiana, Rauel e Lauro.