Instituto Federal Farroupilha, uma realidade para Candelária
Aulas devem ter inicio em agosto
Quando em 2012 surgiu a idéia de trazer uma Universidade para Candelária, idéia essa proposta por Dorival Ristow, nem o mais otimista pensaria que em apenas praticamente dois anos após, o Instituto Federal Farroupilha de Santa Maria estaria fincando raízes no município. Pois foi o que aconteceu na ultima segunda-feira, 15, quando o prefeito Paulo Butzge recebeu em seu gabinete, comitiva liderada pela secretária de Educação do município, Sônia Pereira, pelas funcionárias da SME, Andréa Berle e Adriana Ristow, pelos diretores da Igreja Sinodal, Edgar Steil e Olivia Mundstock, pelo diretor do Hospital Candelária, Aristides Feistler, pelo pastor Dorival Ristow, acompanhando os representantes do Instituto Federal Farroupilha/Santa Maria, professor Carlos Eugênio Rodrigues Balsemão, Coordenador de implantação de unidades novas e do professor Adriano Brum Fontoura, Coordenador geral de extensão/Proex, que vieram para acertar junto ao prefeito Paulo e secretária Sônia, a implantação dos dois primeiros cursos que serão oferecidos em Candelária, ainda a nível técnico, preliminar da faculdade e universidade que com o tempo será implantada. A conquista veio depois de muita mobilização através do movimento pró universidade, que mobilizou o executivo e o legislativo para a realização deste objetivo.
O grupo visitou as instalações onde provavelmente será instalado os cursos em Candelária, e segundo o coordenador de implantação, Carlos Eugênio, o centro de referência é o embrião do campus candelária do IFF. “Estamos aqui pra conversar e afirmar que estamos definitivamente chegando, não podíamos nos antecipar porque não tínhamos segurança nenhuma devido a turbulência que o governo está passando na área financeira, e que espera que retorne a expansão o mais breve possível. Por isso estamos nos preparando em algumas cidades, Candelária é uma delas para que possamos ser contemplados nesta quarta expansão do instituto”, definiu o coordenador.
Esta claro que os novos campus, partirão dos centros de referencia, e por enquanto ofereceremos 60 vagas para dois cursos, 30 para técnico em logística e 30 para técnico em informática, com as aulas iniciando no segundo semestre de agosto, a principio em instalações onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação.
Para o prefeito Paulo Butzge, que acreditou e interferiu decisivamente para a implantação do IFF em Candelária, “receber esta comitiva com a notícia de que definitivamente o instituto veio para ficar em Candelária, é a realização de um sonho, um marco na história da educação do município” enalteceu o prefeito.
A implantação dos cursos em Candelária antecede o objetivo de construir um campus, já que o instituto deverá trazer outras modalidades para o município, como o ensino a distancia, e a expansão acontece segundo a demanda, explicou Carlos Eugênio Balsemão. Ele ainda salientou que “o instituto vem para somar, e irmos focar o aluno que deseja estudar, mas que não tem condições financeiras e que tem também, o direito de ter um ensino de qualidade”, definiu ele.