Candelária, 27 de Julho de 2024

Instituto Federal Farroupilha, uma realidade para Candelária
22 de Junho de 2015

Instituto Federal Farroupilha,  uma realidade para Candelária

Aulas devem ter inicio em agosto

Quando em 2012 surgiu a idéia de trazer uma Universidade para Candelária, idéia essa proposta por Dorival Ristow, nem o mais otimista pensaria que em apenas praticamente dois anos após, o Instituto Federal Farroupilha de Santa Maria estaria fincando raízes no município. Pois foi o que aconteceu na ultima segunda-feira, 15, quando o  prefeito Paulo Butzge recebeu em seu gabinete, comitiva liderada pela secretária de Educação do município, Sônia Pereira, pelas  funcionárias da SME, Andréa Berle e Adriana Ristow, pelos diretores da Igreja Sinodal, Edgar Steil e Olivia Mundstock, pelo diretor do Hospital Candelária, Aristides Feistler,  pelo pastor Dorival Ristow, acompanhando os representantes do  Instituto Federal Farroupilha/Santa Maria, professor Carlos Eugênio Rodrigues Balsemão, Coordenador de implantação de unidades novas e do professor Adriano Brum Fontoura, Coordenador geral de extensão/Proex, que vieram para acertar junto ao prefeito Paulo e secretária Sônia, a implantação dos dois primeiros cursos que serão oferecidos em Candelária, ainda a nível técnico, preliminar da faculdade e universidade que com o tempo será implantada. A conquista veio depois de muita mobilização através do movimento pró universidade, que mobilizou o executivo e o legislativo para a realização deste objetivo.

O grupo visitou as instalações onde provavelmente será instalado os cursos em Candelária, e segundo o coordenador de implantação, Carlos Eugênio, o centro de referência é o embrião do campus candelária do IFF.  “Estamos aqui pra conversar e afirmar que estamos definitivamente chegando, não podíamos nos antecipar porque não tínhamos segurança nenhuma devido a turbulência que o governo está passando na área financeira, e que espera que retorne a expansão o mais breve possível. Por isso estamos nos preparando em algumas cidades, Candelária  é uma delas para que possamos ser contemplados nesta quarta expansão do instituto”, definiu o coordenador.

Esta claro que os novos campus,  partirão dos centros de referencia, e por enquanto ofereceremos 60 vagas para dois cursos, 30 para técnico em logística e 30 para  técnico em informática, com as aulas iniciando no segundo semestre de agosto, a principio  em instalações onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação.

Para o prefeito Paulo Butzge, que acreditou e interferiu decisivamente para a implantação do IFF em Candelária, “receber esta comitiva com a notícia de que definitivamente o instituto veio para ficar em Candelária, é a realização de um sonho, um marco na história da educação do município” enalteceu o prefeito.

A implantação dos cursos em Candelária antecede o objetivo de construir um campus, já que o instituto deverá trazer outras modalidades para o município, como o ensino a distancia, e a expansão acontece segundo a demanda, explicou Carlos Eugênio Balsemão. Ele ainda salientou que “o instituto vem para somar, e irmos focar o aluno que deseja estudar, mas que não tem condições financeiras e que tem também, o direito de ter um ensino de qualidade”, definiu ele.