Candelária, 27 de Julho de 2024

Rua Coberta em Candelária
27 de Junho de 2015

Rua Coberta em Candelária

Primeira parte do projeto começa a ser executada

Quem passa pela Rua Andrade Neves, entre a Avenida Pereira Rego e a Rodoviária já percebeu que o cenário está diferente, quando diversas pilastras metálicas foram colocadas para a construção da rua coberta, que sai do papel e ganha espaço neste local.

Com Emenda Parlamentar do Deputado Federal Paulo Pimenta, no valor de R$  146.250,00, e contra partida da Prefeitura Municipal de R$ 85.867,08, a primeira parte do projeto esta em fase de construção, numa extensão de 37,22 x 16,60 metros, totalizando 617, 85 m², uma obra que  irá beneficiar toda a comunidade candelariense.

O prefeito Paulo Butzge, acompanhado do secretário de Planejamento Bernardo Rizzi, e do secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Orlando Kochenborger, visitaram a obra na quarta feira, 24,  e constataram que a primeira parte do projeto, que contempla as metragens citadas, já estão em construção e devem ser entregues num prazo de aproximadamente 150 dias. Para o prefeito, “a rua coberta irá atender a uma necessidade do município,  que terá um lugar para apresentações, feiras e festas sem a necessidade de locação de lonões, trazendo economia e conforto para a população que terá um local diferente, bonito e útil para as manifestações culturais”, salientou.

Neste primeiro momento, segundo o secretario de Planejamento Bernardo Rizzi, foram colocados os pilares metálicos laterais, que darão a sustentação para a cobertura, que será com telhas de policarbonato com 7 metros de comprimento em cada um de seus lados, “trata-se de um material importado da Itália, que proporciona um  ótimo acabamento, não necessitando  de emendas que podem causar goteiras, além disso, a telha de policarbonato, é transparente, feita de um material semelhante ao vidro canelado, porém, 30 vezes mais resistente que o vidro, e possui na sua composição filtro solar anti-raios UV, protegendo o ambiente e mantendo a luminosidade”, explicou Rizzi.

Após a finalização da colocação dos pilares metálicos para sustentação, é necessário aguardar aproximadamente 30 dias para que o concreto utilizado para fixar os pilares sofram a “cura”, termo usado para designar a secagem do material,  e somente após este prazo será executado a próxima etapa da montagem . O projeto prevê também o “lanternin”, que é uma abertura na parte superior do telhado que possibilita  a ventilação natural do ar sob a cobertura, reduzindo consideravelmente a temperatura do ambiente, possibilitando a renovação continua do ar.

A segunda parte do projeto, que também vem por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Pimenta,  depende  da liberação da verba por parte do Ministério da Cultura. Segundo o secretário de Planejamento, assim que a verba estiver liberada as obras serão iniciadas, e no prazo máximo de 180 dias entregue a população.

A segunda etapa tem investimento de R$ 227.117,08, com contrapartida de R$ 5 mil por parte da prefeitura, e está prevista a liberação na segunda quinzena do mês de julho.

Na foto o secretáriio Rizzi, secretário Orlando (de costas), prefeito Paulo e o engenheiro Josiel Patsch