V Conferência Municipal de Saúde
Evento foi realizado na ultima sexta-feira em Candelária
Candelária realizou na ultima sexta-feira, 03, através da Secretaria Municipal de Saúde e Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com apoio da Prefeitura Municipal de Candelária, a V Conferencia Municipal de Saúde, nos dois turnos do dia nas dependências da AABB de Candelária, tendo na parte da manhã a cerimônia de abertura e palestra com o tema “Saúde Pública de Qualidade, para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro” proferida por Luis Carlos Bolzan, palestrante que goza de grande prestígio no meio.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Paulo Butzge, o vice prefeito Rui Beise, a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marluci Reis, a secretária municipal de Saúde, Aline Gewehr Trindade e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liria Reis.
O inicio do evento foi marcado por encenação teatral, com Fernando Menezes e Julio Stefanello, farmacêutico e Psicólogo respectivamente do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), que encenaram com muito humor a conversa de dois idosos, que contaram as grandes melhorias no Sistema Único de Saúde, o SUS. A abertura do evento contou também com a apresentação da jovem Nina Rosa Carniel Steil, que entoou o hino Riograndenese e o hino ao Rio Grande.
Na parte da tarde, os participantes formaram grupos para elaborar trabalhos voltados ao tema da conferencia, para em seguida ser elaborado um relatório final, com as conclusões dos participantes. Aliado a isso, foram eleitos os delegados que participarão da 7 ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece de 24 a 26 de setembro em Porto Alegre, e que é preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, com o mesmo tema e que deve acontecer em Brasília no mês de dezembro. Os delegados eleitos em Candelária foram os seguintes:
Usuários:
1)Titular: Alessandra Isabel Kothe Carniel Steil
Suplente: Odete Lopes Stefanello
2)Titular: Fabio Steil
Suplente: Cleide Limberger Marion
3)Titular: Dilson Luis Ditberner
Suplente: Eduardo de Souza
4)Titular: Maria de Lurdes Ellwanger
Suplente: Amelia Gass Krug
Trabalhadores de Saúde:
1) Titular: Flavia Souza
Suplente: Graziana Minks
2) Titular: Priscila Bernardes Zampieri
Suplente: Ralf Cristian Karnopp
Governo e prestadores:
1) Titular: Sheila Cristina Nauderer
Suplente: Itieli Diehl
2) Titular: Diossana Rodrigues Cunha da Silva
Suplente: Adelia Gewer
As conferências Municipais de Saúde são obrigatórias de quatro em quatro anos, com representação dos vários segmentos sociais, que avaliam a situação da saúde e propõe as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
Na foto o prefeito Paulo Butzge em seu pronunciamento. Da esquerda para a direita, vice Rui, a Presidente do Conselho Municipal Liria, a Coordenadora Marluci, secretária Aline e palestrante Bolzan