1º Canto Livre do Botucaraí
Público prestigiou e torceu pelos interpretes
Dentro das comemorações dos 90 anos da cidade de Candelária, a Prefeitura Municipal através da Secretária de Turismo, Cultura e Esportes realizou na tarde de domingo, 05, no Pavilhão aberto do Parque de Eventos da cidade, o 1º Canto Livre do Botucaraí, festival de musica disputado em três modalidades, música Gaúcha, Sertanejo de Raiz e Pop, que englobou MPB, Sertanejo Universitário, gospel e outros, e que teve enorme aceitação pelo grande publico presente, que acompanhou e torceu pelo seu artista preferido, ou mesmo familiar, que disputou os três primeiros prêmios de cada categoria.
O evento contou com a presença maciça do publico, e do prefeito Paulo Butzge e da primeira Dama Gabriela, que aplaudiram muito os concorrentes, em apoio incondicional ao festival. Para o prefeito Paulo Butzge, “é uma grande satisfação acompanhar o festival que teve um grande numero de participantes e também de publico. A arte é algo espetacular, e quando colocada em julgamento, ganha uma conotação ainda mais séria, que vença o melhor deste primeiro festival, até porque, depois do sucesso deste muitos outros virão” enalteceu Paulo Butzge.
Para o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Orlando Kochenborger, idealizador do festival, o 1º Canto Livre do Botucaraí, a idéia era justamente essa: dar a liberdade a todos que gostariam de mostrar sua arte, independentemente de sua condição, profissional ou amador”, explicou o secretário que se disse muito feliz com o nível do festival, que foi muito bom, e com os resultados. “Um grande público compareceu, e grandes interpretes se apresentaram, receita de um sucesso que vamos repetir no ano que vem”, salientou Kochenborger.
O festival contou com um corpo de jurados bastante técnico, composto por Rodrigo R. Sartori, tradicionalista, Dionatan Menezes, acordeonista consagrado, Celso Rosa, musico que por 30 anos comandou o Conjunto Divulgasom e que hoje apresenta shows solo por toda a região, Paulo Afonso Borba, cantor, compositor, baixista e gaiteiro e Chico Perussato, percussionista que participou de dezenas de festivais na região Celeiro do Estado, proprietário da empresa que fabrica e comercializa os melhores bombos legueros e cajon do Estado, exportando para o mundo inteiro seus instrumentos.
Após assistirem as apresentações e deliberarem a respeito dos candidatos, a premiação ficou assim definida:
Categoria Musica Gaúcha:
1º Rafael Auler/Alex Vicente
2º Ricardo Willian França
3º Ana Laura Carniel Steil
Categoria Sertanejo de Raiz:
1º Ricardo França e Ana Laura Carniel Steil
2º Willian Isaias Knak
3º Alessandra Carniel Steil
Categoria POP:
1º Rafael Auler/Alex Vicente
2º Alisson Wolf Gomes da Silva
3º Rodrigo Morsh
Além disso, também foi premiado o acompanhamento destaque para Rudimar Carvalho, Vicente Carvalho e Ricardo França
No intervalo para a deliberação dos jurados, o público pode conferir os show de Nando Rodrigues de Agudo, a dupla Iriane a Maiara, da Banda Auto Reverse e a Banda Lenda Noturna.