Candelária, 27 de Julho de 2024

8ª Festa da Colônia e Fase Regional do Enart
23 de Julho de 2015

8ª Festa da Colônia e Fase Regional do Enart

Milhares de pessoas prestigiaram o evento

Encerrou na noite deste domingo a 8ª Festa da Colônia,  fase regional do Enart 2015 e 4º Rodeio Artístico da 5ª RT, no Parque de Eventos de Candelária.

Milhares de pessoas prestigiaram os dois eventos que foram realizados simultaneamente,  uma forma de economia em tempos de poucos recursos.

O evento que iniciou no sábado  teve colaboração do tempo, que apesar das  previsões marcarem chuvas, estas acabaram acontecendo na madrugada de domingo  para segunda, após o encerramento da festa.

As apresentações artísticas do 4º Rodeio tiveram inicio no sábado, 18,  prosseguiu até domingo, 19,  as 17 horas, quando aconteceu a cerimônia de abertura do Enart, fase regional com as invernadas adultas. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades municipais, como o  Prefeito Paulo Butzge e da primeira Dama Gabriela, do secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Orlando Kochenborger, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alan Wagner e vereadores, do Chefe do Escritório Local da Emater, Wagner Moro, do Gerente Regional da Emater/Soledade, Carlos Corrêa da Rosa, além de Luiz Clóvis Vieira, coordenador da 5ª Região Tradicionalista, da Patroa do CTG Sentinela dos Pampas, Alexandra Bini e demais autoridades ligadas ao tradicionalismo.

Fato importante que marcou a etapa do Enart,  foi a arrecadação de alimentos não perecíveis como forma de ingresso, acumulando muitos quilos, alimentos estes que serão doados ao Gabinete da Primeira Dama Gabriela Butzge, através do CTG Sentinela dos Pampas. Os alimentos foram entregues pelo presidente do Enart, Pedro Oliveira,  ao representante do CTG Sentinela, Abel Carvalho, que posteriormente fará a entrega ao gabinete da primeira dama.

A Festa da Colônia e a fase do Enart foram realizadas concomitantemente, e especialmente a Festa da Colônia foi realizada pela primeira vez no Parque de Eventos, uma experiência que segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Orlando Kochenborger, “foi muito válida, porém vamos ouvir os expositores e trocar idéias para a próxima edição, já que foi unânime a aceitação do local no que diz respeito ao conforto e espaço”. Porém, disse ainda o secretário,  “o volume de vendas da agricultura familiar e do artesanato ficou a desejar, então iremos discutir para saber se a festa retorna para o centro da cidade ou não, mas pelo que se averiguou até o momento,  parece que é desejo dos expositores da agricultura familiar e do artesanato realizar a festa no centro, portanto, vamos analisar através de pesquisa que foi realizada junto aos expositores”, concluiu o secretário.

Kochenborger também analisou a festa, dizendo ter um saldo muito positivo, já que o Parque de Eventos oferece uma maior comodidade tanto para os expositores, mas também para o público, com espaços amplos para circulação. Porém, reafirma ainda  Kochenborger, “se a vontade da maioria for a de realizar a festa no centro da cidade, iremos atender esta demanda”, concluiu.

Na foto o vice prefeito Rui Beise, a primeira Dama Gabriela e o Prefeito Paulo Butzge