Candelária, 27 de Julho de 2024

Candelarienses encaminham Carteira do Artesão no município
15 de Agosto de 2015

Candelarienses encaminham Carteira do Artesão no município

Na ultima sexta-feira, 07, 13 artesãos foram atendidos na Agencia do FGTAS/Sine de Candelária, quando foram encaminhadas renovações, inclusão de matéria prima e novas carteiras de artesão pelo Coordenador do Programa Gaucho do Artesanato de Santa Cruz do Sul, Jorge Sibemberg Wollmann.

Na oportunidade também estiveram acompanhando os trabalhos, o Coordenador do Sine de Candelária, Guilherme Tato, o Diretor Técnico da FGTAS, Pedro Francisco da Silva Filho, a Agente de Desenvolvimento Social, Seli Flesch.

O Prefeito Municipal de Candelária, Paulo Roberto Butzge e o Secretário de Indústria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler buscam forças junto a presidência da FGTAS na capital, procurando trazer para o município uma Casa do Artesão, porém, enquanto isso não acontece, servidores da FGTAS de Santa Cruz do Sul suprem a necessidade que os candelarienses tinham de se deslocar até o município vizinho. Segundo o secretário Jorge Willian, “somos sabedores da dificuldade dos artesãos de Candelária em se deslocar para outro município para fazer sua carteira, por isso, por enquanto, o pessoal de Santa Cruz vem suprir esta necessidade, mas, a Secretaria juntamente com o prefeito Paulo Butzge, está buscando trazer para o município a Casa do Artesão, para que não fiquemos dependentes de Santa Cruz do Sul”, afirmou o secretário.

Atualmente no Rio Grande do Sul são mais de 82 mil artesãos cadastrados no PGA, em Candelária são cerca de 100 artesãos ativos.

O PGA tem por missão incentivar a profissionalização dos trabalhadores que produzem artesanato e fomentar a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e orientação ao artesão. Busca também incentivar a qualidade do produto artesanal e a abertura de espaços para comercialização. Tem sua sede administrativa na Casa do Artesão de Porto Alegre.

Os interessados em incluir matéria-prima, renovar ou fazer um pedido de nova carteira do artesão devem-se dirigir até a Agência FGTAS/Sine de Candelária, munidos de identidade e CPF para um rápido cadastro.