Candelária, 27 de Julho de 2024

15 de Agosto de 2015

Agência FGTAS / Sine de Candelária está operando Seguro-Desemprego

Alem disso opera também o  Programa Mais Emprego

Na última sexta feira, 07, estiveram em Candelária o Diretor Técnico da FGTAS, Pedro Francisco da Silva Filho e a Coordenadora Regional das Agências FGTAS / Sine, Seli Flech, firmando mais uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Governo Municipal de Candelária, esta parceria se trata da implantação do Programa Mais Emprego (IMO) e o Seguro-Desemprego.

O Executivo Municipal buscava firmar esta parceria desde o início do mandato de Paulo Butzge, sabendo da demanda que Candelária possuía, onde as pessoas que precisavam encaminhar o requerimento do Seguro-Desemprego, tinham que se deslocar até o município de Santa Cruz do Sul, muitas vezes a pessoa já estava passando por um momento delicado financeiramente.

Foram diversas as reuniões que o atual Coordenador da Agência FGTAS / Sine de Candelária, Guilherme Tato, o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler e o Prefeito Paulo Butzge estiveram presentes, sempre levando as reivindicações e as demandas do município.

O primeiro passo foi dado em dezembro de 2014, quando a agência e o coordenador foram credenciados junto ao MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. No mês passado dois funcionários da agência receberam o treinamento específico e a habilitação para acessar o sistema nos computadores.

Quem tem direito ao Seguro-Desemprego?

* os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa;

* ter recebido salários nos últimos 12 (de 18), 9 (de 12) ou 6 (consecutivos) meses, conforme a quantidade de encaminhamentos, respectivamente 1º, 2º e 3º em diante;

* não estar recebendo nenhum benefício da Previdência Social de prestação continuada; e

* não possuir renda própria para o seu sustento e de seus familiares.

O que é o Programa Mais Emprego (IMO)?

A Intermediação de Mão de Obra (IMO) está inserida no Programa Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), viabilizando com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e operacionalizado no Estado do Rio Grande do Sul pelas Agências FGTAS/Sine. A IMO é um dos instrumentos das politicas públicas de emprego do âmbito do Sistema Nacional de Emprego (SINE). O objetivo da intermediação de mão de obra é colocar o trabalhador no mercado de trabalho, reduzir o desemprego e evitar que o posto de trabalho seja extinto pelo não preenchimento. Podem ser cadastrados no Programa Mais Emprego – IMO os trabalhadores empregados ou desempregado, em ampla concorrência ou em vagas reservadas às pessoas com deficiência.

De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler, para se candidatar às vagas é preciso se dirigir até a agência (Av. Pereira Rego, 1860) munido da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O atendimento é realizado das 8 às 11:30 e das 13:30 às 17:00, de segunda a sexta-feira. A maior parte das vagas disponíveis no momento são para o setor industrial.

Feistler lembra ainda que, a contratação por meio da Agência FGTAS/Sine não tem custo para o empregado e nem para o empregador.

As atividades da Intermediação de Mão de Obra nas Agências FGTAS/Sine -RS são:

* Captar vagas junto aos empregadores, tanto de forma passiva, quanto ativa;

* Cadastrar as empresas e as vagas na IMO;

* Inscrever e cadastrar os trabalhadores que buscam a Agência para encaminhamento a vagas de trabalho e para o Seguro-Desemprego;

* Encaminhar e direcionar ao processo seletivo os candidatos inscritos no programa, com perfil compatível à vaga;

* Colocar o trabalhador no mercado de trabalho, com a contratação efetiva pela empresa a que foi encaminhado;

* Administrar as vagas, registrando o retorno dos encaminhamentos e a baixa ou prorrogação da seleção para as vagas;

* Informar e orientar o trabalhador quanto à escolha do emprego e o empregador quanto à procura de mão de obra.