Candelária, 27 de Julho de 2024

Paulo Butzge recebe o fogo simbólico da Pátria
20 de Agosto de 2015

Paulo Butzge recebe o fogo simbólico da Pátria

Conduzida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Candelária recebeu na tarde desta segunda-feira, 17,  o fogo simbólico da Semana da Pátria, uma promoção da Liga de Defesa Nacional.

O fogo simbólico da Pátria é uma idéia que surgiu de um grupo de patriotas gaúchos que buscava em 1936, um símbolo que representasse o patriotismo do povo brasileiro. A escolha do fogo, que acompanha o homem desde os seus primórdios, e a presença olímpica, unindo raças e povos, fez com que ele fosse escolhido como o símbolo procurado.

Assim, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi realizada pela primeira vez no ano de 1938, chegando assim a sua 78ª edição, sempre promovida pela Liga da Defesa Nacional.

Sob olhares dos secretários de Administração, Jorge Mallmann, da Fazenda, Ênio Rohde, Saúde, Aline Trindade, da primeira Dama e secretária de Assistência Social Gabriela Butzge, do gerente dos correios de Candelária, Luis Henrique Cunha, o prefeito Paulo Butzge recebeu a centelha das mãos de Darci Martins da Rosa, chama esta que será preservada até o dia 1ºde setembro, quando da abertura da semana da Pátria.

Todos os anos, dois temas são escolhidos para reflexão durante o evento. Neste ano, no Estado do Rio Grande do Sul, o tema escolhido faz homenagem a Rendição de Uruguaiana e a homenagem nacional alusiva ao sesquicentenário de nascimento de Olavo Bilac.

A partir do dia 1º de setembro, acontecerão na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, durante a semana da Pátria, solenidades diárias de hasteamento (8 horas),  e arriamento(17 horas)  das bandeiras.

Foto: Rauel Borstmann

Na foto o prefeito Paulo Butzge recebe a centelha da Pátria das mãos de Darci Martins da Rosa.