Candelária, 27 de Julho de 2024

Projeto Software livre no município de Candelária
17 de Setembro de 2015

Projeto Software livre no município de Candelária

A Prefeitura de Candelária está implantando software livre na rede interna de informática

Após vários cortes nas contas públicas e de formar uma comissão para gerir da forma mais econômica possível os gastos da Prefeitura de Candelária, o prefeito Paulo Butzge, através do departamento de informática, sob comando do Coordenador Tales Luiz Heinze Machado, incorporou uma nova tecnologia no sistema de informática, para o município economizar com o pagamento de royalties e taxas de licenciamentos para uso de softwares. O Município fica desobrigado de comprar as licenças para uso dos programas de informática e não precisa mais substituí-los, como acontece atualmente.

A economia decorrente da utilização desses sistemas se realiza através da redução dos investimentos frequentes com a evolução das máquinas e equipamentos. A estimativa que se faz é que o controle da tecnologia da informação vai permitir uma economia de 40% com a redução da necessidade de renovar essas máquinas. Lembramos ainda que os sistemas operacionais proprietários necessitam de atualização frequentes, acabam tornando os equipamentos obsoletos, diferentemente de sistemas operacionais baseados em Linux.

Segundo o Coordenador dos Sistemas da Prefeitura Municipal de Candelária, Tales Luiz Heinze Machado, a economia projetada pelo Departamento de Informática com o uso de software livre será enorme. A estimativa com a implantação do Sistema Linux, testado pelo Departamento de Informática, em toda a rede a Prefeitura irá economizar em torno de R$ 30.000,00 anuais em licenças de antivírus para softwares proprietários. Além disso, estima-se uma economia de R$ 800 a R$ 1.300 por máquina, com a utilização de ferramentas disponíveis em softwares como o OpenOffice, que está sendo disponibilizado para todas as máquinas do município. Esse programa será utilizado no sistema escolar, além de todas as Secretarias do município já previstas. "A economia total será muito maior se ela for calculada pelo projeto desenvolvido sem a necessidade de pagar taxas de licenciamento a cada nova máquina adquirida", afirmou Machado.

Com o uso dos softwares livres adotados e testados, o Departamento de Informática poderá reproduzir o software livremente e ainda poderão alterar algumas características destes programas, desenvolvendo uma inteligência tecnológica própria, sem dependências. A implantação do mesmo também vem ao encontro do que prevê o Projeto Cidades Digitais do Governo Federal, o qual é tendência a nível federal, pois o município foi contemplado e o mesmo encontra-se em fase final para a devida implantação. A ideia do Departamento de Informática e desenvolver no município de Candelária um “Ambiente Tecnológico 100% Livre”.

Na foto ao centro o Prefeito Paulo e o coordenador Tales, ladeados pelos servidores Moiśes e Nathan