Ir para o Conteúdo

Candelária, 27 de Julho de 2024


Notícias

Prefeitos da região discutem ações em dia de paralisação
25 de Setembro de 2015

Prefeitos da região discutem ações em dia de paralisação

O próximo dia 25 de setembro ficara marcado com uma grande mobilização organizada pela FAMURS, Federação de Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul, quando até o momento mais de 413 municípios gaúchos já confirmaram adesão ao movimento que foi definido em Assembleia Geral da Famurs, na Expointer, juntamente com os membros da diretoria da Federação e de presidentes das Associações Regionais.

 

O movimento foi batizado como “Movimento do Bolo”, em virtude da atual conjuntura do pacto Federativo, que determina a divisão dos recursos do bolo tributário, com os municípios recebendo 18%, o Estado 25 % e a união ficando com 57%.

O objetivo do movimento é o de chamar a atenção da sociedade a respeito da gravidade da situação de crise financeira das prefeituras.

A Famurs salienta que o movimento não é direcionado contra os governos federal e estadual, e sim a favor dos municípios, na tentativa de elaboração de um novo Pacto Federativo, com uma distribuição mais justa do bolo tributário.

Para tanto, o prefeito de Candelária, Paulo Butzge esteve reunido nesta quinta-feira com os prefeitos de Cerro Branco, Marlon Melchior, de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas e de Novo Cabrais, Leodegar Rodrigues, acertando os detalhes da mobilização regional, com distribuição de panfletos no trevo de Novo Cabrais, retardando o fluxo de veículos. Paulo Butzge lembrou que “não será interrompido o trafego, porém, o fluxo será lento” informou.

Além dessa atividade, as prefeituras irão decretar ponto facultativo neste dia, com a manutenção dos serviços essenciais e com expediente interno, das 7 hs as 13hs, em todas as repartições.

O movimento que mobilizará todo o estado, distribuirá panfletos explicando a situação caótica que vivem os municípios que recebem a menor fatia do bolo arrecadatório, justamente os municípios onde tudo acontece, e onde são gerados os impostos.








+ notícias