Candelária, 27 de Julho de 2024

Servidores municipais são orientados para o SICONV
23 de Abril de 2009

Servidores municipais são orientados para o SICONV
A prefeitura de Candelária realizou nesta quarta-feira, 22 de abril, curso de capacitação ministrado pelo funcionário Thiago Cazarotto, para os servidores municipais realizarem o cadastramento de projetos no SICONV - Sistema de Gestão de Convênios e Contrato de Repasses.
Criado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o SICONV tem como uma das finalidades, facilitar as apresentações de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal. É um instrumento público que viabiliza aos órgãos o gerenciamento on-line de todos os convênios cadastrados, por meio do Sistema.
Segundo o Secretário Municipal de Governo e Planejamento, Bernardo Pedro Rizzi, os servidores de cada secretaria estão recebendo as orientações necessárias para cadastrar os projetos nos convênios oferecidos pelos Ministérios. “Existe verba do Governo Federal para cada área, estamos com este curso de capacitação proporcionando aos nossos servidores informações de como proceder para cadastrar os projetos das diferentes secretarias do Poder Executivo Municipal para o poder Executivo Federal”, esclarece.
Para o controle das transferências de verba, o Governo Federal instituiu este Sistema de Gestão para gerar mais eficiência, agilidade e, especialmente, mais transparência ao processo de liberação de recursos para estados, municípios e organizações não-governamentais.
Além de garantir controle preciso por parte dos ministérios e demais órgãos da estrutura do Poder Executivo Federal, o SICONV possibilita que qualquer cidadão possa acompanhar o andamento de um convênio e cobrar dos responsáveis o correto encaminhamento do processo.
O SICONV está disponível no Portal dos Convênios (www.convenios.gov.br) e atende às exigências do Decreto nº 6.170/2007, que determinou as novas regras para a celebração de parcerias com a União, e dos instrumentos que o regulamentam. A prefeitura de Candelária esta cadastrada desde setembro de 2008, quando o Sistema foi criado.