Candelária, 27 de Julho de 2024

Rio Pardo continua subindo e causa preocupação em Candelária
08 de Outubro de 2015

Rio Pardo continua subindo e causa preocupação em Candelária Com as fortes chuvas dos ultimos dias, especialmente de ontem para hoje, quando em algumas regiões chegaram a chover 250 mm, a Defesa Civil de Candelária começou a preparar uma possível retirada de alguns moradores que tem residencia onde é alto o risco de inundação, a começar pela região da Prainha, onde a agua já invadiu algumas casas. Alguns moradores solicitaram e receberam auxilio da defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras para auxiliar a remover alguns objetos de valor, tipo geladeira e fogão para locais mais altos, já que o risco é grande.

Segundo o Tenente Euclides Rodrigues, voluntário da Defesa Civil, “a situação é periclitante”, já que informações dão conta de fortes chuvas na cabeceira do Rio Pardo, e que fatalmente trazem um volume de agua muito grande, e que aliado as chuvas que caem sobre o município, deixam algumas regiões com alto risco de enchente.

O coordenador da defesa Civil, Italo Gelain, juntamente com o servidor Fernando Auler percorrem neste momento o município fazendo uma avaliação dos possíveis problemas. Já esta inclusive montado no ginásio Ivo Mainardi, no Parque de Eventos da cidade, um esquema especial para receber os moradores que terão que abandonar suas casas preventivamente.

Até o momento nenhum morador deixou sua casa ou foi removido, porém, a continuar a situação desta forma, certamente terão que haver remoções.

O prefeito Paulo Butzge também está acompanhando a movimentação das águas do Rio Pardo, e já colocou a disposição da população todo tipo de ajuda que necessitar, especialmente caso tenha que ser removida alguma família. Os funcionários da Secretaria Municipal de Assistencia Social já está realiando o cadastro das famílias e tudo está sob controle. “Estamos torcendo que as aguas baixem, que o rio volte ao sei leito normal, porém, as noticias não são boas, as chuvas ocorrem na cabeceira do Rio Pardo, e o perigo é eminente. Estamos atentos a qualquer alteração neste panorama para auxiliar a população caso seja necessário”, ressaltou um preocupado Paulo Butzge.