Candelária, 27 de Julho de 2024

Corais da região encantam São José do Rio Preto
06 de Novembro de 2015

Corais da região encantam São José do Rio Preto O Coral Municipal de Candelária, de Sobradinho e Novo Cabrais estiveram em turnê durante o fim de semana e feriados na cidade São José do Rio Preto, interior de São Paulo, apresentando o show “Gaúcho a Qautro Vozes”, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, onde realizou diversas apresentações, com a principal apresentação na noite de sábado, 31, quando aproximadamente 700 pessoas assistiram ao belo espetáculo proporcionado pelos corais, regidos pelos competentes regentes, Cláudio Cirolini e Ana Schmidt.

A apresentação ocorreu por convite da cidade paulista, através do patrão do CTG 20 de setembro, Leoni Pileco, antigo conhecido de Cirolini, e que organizou a grandiosa apresentação.

Para custear a viagem, os componentes dos corais realizaram ao longo do ano diversas promoções, além de cada componente ter arcado com os custos da passagem.

Além dos corais das três cidades, o espetáculo foi abrilhantado pelo violonista Nando, Rudimar na gaita, Perussato no Carron, Farias no Bumbo Leguero e Orlando também no violão, além da pianista Vera Hintz Rocha.

São José do Rio Preto fica na região noroeste do estado de São Paulo, e tem em torno de 450 mil habitantes, uma cidade limpa, organizada, de povo acolhedor, hospitaleiro, e desta forma, a comitiva que partiu de Candelária formada por aproximadamente 65 componentes, teve um acolhimento exemplar.

Para o regente Cláudio Cerolini, o sucesso da comitiva foi total, “levamos a cultura gaúcha para outros municípios, pra fora do estado, e só o fato em si já é de grande valia. Mas muito mais do que isso, integramos diferentes culturas, um verdadeiro aprendizado”, disse Cerolini.

A regente Ana Schmidt, enfatizou “a oportunidade de se apresentar em outro estado, com um grande publico, é uma experiência ímpar, que engrandece não somente os coros que participaram, mas também o desenvolvimento de cada um do coralistas”, definiu Ana.

O grupo além de se apresentar em noite de gala, também visitou diversas localidades da cidade, inclusive as belas dependências do CTG 20 de setembro, um pedaço do Rio Grande do Sul incrustado na cidade paulista.

Atraso

Com uma comitiva tão grande, os componentes viajaram em grupos. O ultimo grupo a retornar ao estado, teve momentos de tensão e incertezas. O embarque de São José do Rio Preto para São Paulo, inicialmente marcado para as 20h10min, foi adiado devido ao fato “sui generis” de um pneu da aeronave ter furado no pouso, o que acarretou em atraso de 1h20min na decolagem, causando sérios transtornos, já que o voo de São Paulo a Porto Alegre aconteceria as 22h10min a partir do aeroporto de Congonhas na capital paulista. Com o atraso, o grupo acabou perdendo a conexão e foi obrigado a passar uma noite na cidade de São Paulo, retornando a Porto Alegre somente as 15hs, chegando a Candelária próximo das 18 horas.

O prefeito Paulo Butzge parabenizou o grupo, especialmente os regentes Cirolini e Ana pelo belo trabalho, levando o nome da Candelária a outros estados. “A partir desta viagem, desta apresentação, Candelária também será lembrada em São José do Rio Preto com muito carinho, e integrar os povos também é cultura”, finalizou o prefeito.

Foto: Andrea Berle