Prefeito de Candelária retorna de Brasília com expectativas de verbas
O prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge retornou de Brasília na ultima sexta-feira, 27, onde passou a semana inteira buscando recursos e alternativas para o município diante da grave crise politica e financeira que assola o pais, especialmente no que se trata de repasse de verbas por parte do Governo Federal e Estadual.
Em sua busca, o prefeito visitou diversos gabinetes, pleiteando emendas parlamentares e também, a liberação de verbas já homologadas. Para Butzge, a crise financeira que vive o pais, está atrelada a crise politica, deixando o pais sem norte, com fortes quedas nas vendas em diversos segmentos da industria nacional, a exemplo do setor automotivo, que apresentou queda de 43% em comparativo com 2014. Além disso, Butzge salientou que no município de Candelária houve uma retração na industria e comércio em torno de 35%, e obviamente que isso acaba trazendo redução aos cofres públicos, aumentando a dificuldade do gestor publico que necessita dos recursos para prestar os serviços, mas não tem o devido aporte financeiro.
O Prefeito citou o caso da prisão do Senador Delcídio do Amaral, como agravante da crise política, com prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal, pro suspeitas de envolvimento em uma grande quadrilha, e nos deparamos com um Artigo Constitucional que diz que ele não vai perder o seu salário. Mesmo detido, continuará recebendo algo em torno de R$ 33 mil. “A legislação entende que um parlamentar quando preso, conta como falta justificada, o que é um absurdo, pode não ser ilegal, mas é imoral, precisamos rever urgentemente nossa legislação”, definiu Butzge.
Paulo revelou ainda, que em Brasília esteve junto ao FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, tentando solucionar um grave problema que assola o Brasil que é a questão das escolas de educação infantil, conhecidas por creches. Temos em Candelária dois projetos, um que iniciou a sua edificação e parou, porque a empresa abandonou a obra, e em conversa com a Coordenara do FNDE, Ednara Diniz, recebeu a noticia de que até o final do ano, a principio, a situação será normalizada, ou seja, a rescisão contratual com esta empreiteira, e realocação destes recursos para esta creche, quando será realizada uma nova licitação para a conclusão da obra.
Além disso, Butzge visitou diversos parlamentares em busca de recursos para o município, “apesar de serem escassos, é preciso que se busque estes recursos, por isso a importância de seguir a Brasília nesta peregrinação. O prefeito salientou ainda que hoje “os prefeitos vão a capital federal em busca de recursos com o pires na mão, e hoje tem que tomar cuidado para não voltar sem o pires”. Paulo salientou que esta “chacota” reflete o caos financeiro que vive o país.
Além dos gabinetes do FNDE, Butzge também esteve com com o Deputado Pompeo de Mattos, presidente do PDT gaúcho, onde foi muito bem recebido e onde teve longa conversa no sentido de pleitear emendas parlamentares para o município. O prefeito também esteve no gabinete do Deputado Otávio Germano, com o pedido de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, com a finalidade de construir o Centro Comunitário da Picada Escura. Outro parlamentar visitado pelo prefeito de Candelária, foi o Deputado Luiz Antônio Covatti Filho, que tem emenda parlamentar garantida destinando verbas para a construção de arquibancadas no Parque de Eventos de Candelária, na pista de rodeio. Esta emenda parlamentar inclusive era do pai de Covatti Filho, que também destinou verbas para a academia ao ar livre. Além desses parlamentares, Paulo Butzge visitou os Deputados Luis Carlos Heinze, Sérgio Moraes, Alceu Moreira e Afonso Motta, sempre pleiteando emendas parlamentares para o município.
O prefeito Paulo Butzge retornou de Brasília na sexta feira por volta das 13hs, e ainda cumpriu agenda na capital do estado, junto a Casa Civil, e retornou a Candelária na noite do mesmo dia.
Na foto o prefeito Paulo Butzge com a Coordenadora do FNDE, Ednara Diniz