Candelária, 01 de Setembro de 2024

Prefeito de Candelária retorna de Brasília com expectativas de verbas
03 de Dezembro de 2015

Prefeito de Candelária retorna de Brasília com expectativas de verbas Paulo Butzge disse que apesar da crise, ainda é otimista

O prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge retornou de Brasília na ultima sexta-feira, 27, onde passou a semana inteira buscando recursos e alternativas para o município diante da grave crise politica e financeira que assola o pais, especialmente no que se trata de repasse de verbas por parte do Governo Federal e Estadual.

Em sua busca, o prefeito visitou diversos gabinetes, pleiteando emendas parlamentares e também, a liberação de verbas já homologadas. Para Butzge, a crise financeira que vive o pais, está atrelada a crise politica, deixando o pais sem norte, com fortes quedas nas vendas em diversos segmentos da industria nacional, a exemplo do setor automotivo, que apresentou queda de 43% em comparativo com 2014. Além disso, Butzge salientou que no município de Candelária houve uma retração na industria e comércio em torno de 35%, e obviamente que isso acaba trazendo redução aos cofres públicos, aumentando a dificuldade do gestor publico que necessita dos recursos para prestar os serviços, mas não tem o devido aporte financeiro.

O Prefeito citou o caso da prisão do Senador Delcídio do Amaral, como agravante da crise política, com prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal, pro suspeitas de envolvimento em uma grande quadrilha, e nos deparamos com um Artigo Constitucional que diz que ele não vai perder o seu salário. Mesmo detido, continuará recebendo algo em torno de R$ 33 mil. “A legislação entende que um parlamentar quando preso, conta como falta justificada, o que é um absurdo, pode não ser ilegal, mas é imoral, precisamos rever urgentemente nossa legislação”, definiu Butzge.

Paulo revelou ainda, que em Brasília esteve junto ao FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, tentando solucionar um grave problema que assola o Brasil que é a questão das escolas de educação infantil, conhecidas por creches. Temos em Candelária dois projetos, um que iniciou a sua edificação e parou, porque a empresa abandonou a obra, e em conversa com a Coordenara do FNDE, Ednara Diniz, recebeu a noticia de que até o final do ano, a principio, a situação será normalizada, ou seja, a rescisão contratual com esta empreiteira, e realocação destes recursos para esta creche, quando será realizada uma nova licitação para a conclusão da obra.

Além disso, Butzge visitou diversos parlamentares em busca de recursos para o município, “apesar de serem escassos, é preciso que se busque estes recursos, por isso a importância de seguir a Brasília nesta peregrinação. O prefeito salientou ainda que hoje “os prefeitos vão a capital federal em busca de recursos com o pires na mão, e hoje tem que tomar cuidado para não voltar sem o pires”. Paulo salientou que esta “chacota” reflete o caos financeiro que vive o país.

Além dos gabinetes do FNDE, Butzge também esteve com com o Deputado Pompeo de Mattos, presidente do PDT gaúcho, onde foi muito bem recebido e onde teve longa conversa no sentido de pleitear emendas parlamentares para o município. O prefeito também esteve no gabinete do Deputado Otávio Germano, com o pedido de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, com a finalidade de construir o Centro Comunitário da Picada Escura. Outro parlamentar visitado pelo prefeito de Candelária, foi o Deputado Luiz Antônio Covatti Filho, que tem emenda parlamentar garantida destinando verbas para a construção de arquibancadas no Parque de Eventos de Candelária, na pista de rodeio. Esta emenda parlamentar inclusive era do pai de Covatti Filho, que também destinou verbas para a academia ao ar livre. Além desses parlamentares, Paulo Butzge visitou os Deputados Luis Carlos Heinze, Sérgio Moraes, Alceu Moreira e Afonso Motta, sempre pleiteando emendas parlamentares para o município.

O prefeito Paulo Butzge retornou de Brasília na sexta feira por volta das 13hs, e ainda cumpriu agenda na capital do estado, junto a Casa Civil, e retornou a Candelária na noite do mesmo dia.

Na foto o prefeito Paulo Butzge com a Coordenadora do FNDE, Ednara Diniz