Cooperativa Leiteira inaugura 1º Condomínio de Produção de Leite robotizado

Cooperativa Leiteira inaugura 1º Condomínio de Produção de Leite robotizado

Prefeito em exercicio Rui Beise acompanhou inauguração em Nova Bréscia

 

O prefeito em exercício Rui Beise esteve nesta quinta-feira, 10, juntamente com o secretário de Obras Lucas Michels, participando dos atos inaugurais do Condomínio de Produção Associativa de Leite, a 1ª associação de pequenos produtores de leite com ordinha robotizada do Brasil e da América Latina, instalada no município de Nova Bréscia, na localidade de Linha Tigrinho Baixo, instalado pela Cosuel Produtos Dália..

O motivo do prefeito ser um dos convidados especiais ao evento se deve ao fato de a Cosuel estar implantando no município de Candelária o mesmo condomínio, na localidade de Boa Vista, e que deve brevemente ser inaugurada visto que as obras estão em fase de conclusão.

Rui Beise disse ter ficado impressionado com o que viu. “O sistema é totalmente robotizado, com as vacas se encaminhando sozinhas para o brete, onde o robô faz a ordenha, totalmente automatizado. Com o tempo as vacas vão criando os hábitos de ordenha sempre na mesma hora, e como elas possuem um chip na orelha, se nesta determinada hora ela não entrar no brete, o sistema soa um alarme para o tratador que deverá averiguar o motivo da mesma não ter entrado no brete, é um sistema de primeiro mundo, impressionante, e que em breve teremos em Candelária”.

Esse sistema de ordenha está sendo implantado em quatro regiões do Rio Grande do Sul, e Candelária é uma delas, graças ao esforço da Prefeitura Municipal, através do prefeito Paulo Butzge e do vice Rui Beise, que conseguiram sensibilizar a direção da Cosuel/Produtos Dália a trazer o investimento para o município.

 

Na foto o prefeito em exercício Rui Beise na Cooperativa em Nova Bréscia

 

Compartilhe: ·