Candelária, 27 de Julho de 2024

Cooperativa Leiteira inaugura 1º Condomínio de Produção de Leite robotizado
14 de Dezembro de 2015

Cooperativa Leiteira inaugura 1º Condomínio de Produção de Leite robotizado Prefeito em exercicio Rui Beise acompanhou inauguração em Nova Bréscia

O prefeito em exercício Rui Beise esteve nesta quinta-feira, 10, juntamente com o secretário de Obras Lucas Michels, participando dos atos inaugurais do Condomínio de Produção Associativa de Leite, a 1ª associação de pequenos produtores de leite com ordinha robotizada do Brasil e da América Latina, instalada no município de Nova Bréscia, na localidade de Linha Tigrinho Baixo, instalado pela Cosuel Produtos Dália..

O motivo do prefeito ser um dos convidados especiais ao evento se deve ao fato de a Cosuel estar implantando no município de Candelária o mesmo condomínio, na localidade de Boa Vista, e que deve brevemente ser inaugurada visto que as obras estão em fase de conclusão.

Rui Beise disse ter ficado impressionado com o que viu. “O sistema é totalmente robotizado, com as vacas se encaminhando sozinhas para o brete, onde o robô faz a ordenha, totalmente automatizado. Com o tempo as vacas vão criando os hábitos de ordenha sempre na mesma hora, e como elas possuem um chip na orelha, se nesta determinada hora ela não entrar no brete, o sistema soa um alarme para o tratador que deverá averiguar o motivo da mesma não ter entrado no brete, é um sistema de primeiro mundo, impressionante, e que em breve teremos em Candelária”.

Esse sistema de ordenha está sendo implantado em quatro regiões do Rio Grande do Sul, e Candelária é uma delas, graças ao esforço da Prefeitura Municipal, através do prefeito Paulo Butzge e do vice Rui Beise, que conseguiram sensibilizar a direção da Cosuel/Produtos Dália a trazer o investimento para o município.

Na foto o prefeito em exercício Rui Beise na Cooperativa em Nova Bréscia