Candelária, 27 de Julho de 2024

Casa de Cultura reinaugura em alto estilo
22 de Dezembro de 2015

Casa de Cultura reinaugura em alto estilo Mostra “anjos” é atração que  reabre o espaço cultural

A noite de sexta-feira, 18, marcou importante evento em Candelária, quando foi reinaugurada a Casa de Cultura Marco Mallmann,  totalmente reformulada e renovada, após quatro anos e meio, e que traz a exposição de telas das alunas do atelier Liarte, de propriedade da artista plástica Lisete Gewehr, intitulada “Anjos”, marcando a reabertura do espaço cultural, que contou ainda com a apresentação do Coral Municipal, que deu um brilho especial a ocasião.
A reforma da Casa de Cultura foi possível com a Emenda Parlamentar do Deputado Federal Paulo Pimenta, no valor de R$ 97,5 mil, com contrapartida do município de R$ 24,1, e foram revitalizados   283,63 m², sendo inclusive trocado todo o telhado que estava infestado de cupins, correndo inclusive o risco de desabar. O prefeito Paulo Butzge em sua manifestação lembrou da importância do local, que irá beneficiar toda a população.
O espaço foi previamente decorado e preparado para receber mais de cem convidados a participar da abertura, e é preciso ressaltar o belo trabalho feito pelos funcionários da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte. Presente a solenidade estava o secretário de Administração, e atualmente secretário interino do Turismo, Cultura e Esporte, também representando no ato a família Mallmann, já que a Casa de Cultura leva o nome do seu saudoso irmão, o jornalista Marco Antônio Mallmann. Jorge salientou as etapas que foram percorridas até esta reinauguração, dizendo-se muito feliz de ver que a casa que leva o nome de seu irmão, é agora um local ainda mais bonito e confortável para a população. O prefeito em exercício Rui Beise também se pronunciou salientando da importância da Casa de Cultura. Em nome do Deputado Paulo Pimenta, o administrador do Hospital Candelária, Aristides Feistler,  que representou o Deputado no ato, lembrou do auxilio do Deputado em diversas obras em Candelária, inclusive nesta obra.
A exposição que marca a reinauguração intitula-se “ANJOS”, óleo sobre tela, e levou um ano para ser formulada e apresentada, segundo Lisete. “As obras tem a ver com o “anjo” de cada artista, temática que partiu das próprias alunas, conforme sua data de nascimento, e buscamos dentro das artes do renascimento e do barroco essa técnica, que  levou mais de ano para muitas alunas, já que trata-se de um trabalho minucioso, inspirado nas tendencias do renascimento como pano de fundo, usando técnica diversas de  craquelê,  tentando imitar obras antigas.
Para quem quiser conferir as obras, e vale realmente a pena conferir, a Casa de Cultura Marco Mallmann está aberta das 8:00hs as 11:30hs, e das 13:30hs as 17hs.

Na foto ao centro a artista plástica Lisete Gewehr com suas alunas

Foto: Andreia Hübner