Candelária, 27 de Julho de 2024

Professores alfabetizadores assistem peça de teatro do Colégio Mauá
23 de Dezembro de 2015

Professores alfabetizadores assistem peça de teatro do Colégio Mauá Os professores alfabetizadores do município de Candelária tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de Teatro do Colégio Mauá de Santa Cruz do Sul, em 23 de novembro. O grupo de Teatro de Rua é formado por alunos do ensino médio, que a cada ano produz e encena uma peça teatral. “NA ESTRADA” retrata a relação dos alunos com a escola e com os pais em um momento importante da vida escolar e as contradições (interesse e sonhos dos pais, desejos dos filhos e possibilidades de destino) – uma bela reflexão para a vida. Por intermédio da professora candelariense, Fabiana Beber, a presença deste espetáculo em nosso município foi possível. O grupo Artuando tem a coordenação da professora de teatro Simone Bencke e nesta apresentação contou com o auxílio da professora de música Gislaine da Luz.
Este espetáculo foi uma das atividades de encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido desde 2013, com encontro de formações para os professores alfabetizadores (que trabalham com crianças do ciclo de alfabetização - do 1º, 2º e 3º anos).
No ano de 2013, a formação contemplou a Alfabetização e Letramento, no ano de 2014, a ênfase foi em Alfabetização Matemática. Neste ano, o programa tem a perspectiva da integração e da interdisciplinaridade como principal foco.
O Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi aderido pelo município de Candelária no ano de 2012, e é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ATÉ os oito anos de idade, ao final do 3ºano do Ensino Fundamental.
Para a efetivação do Programa a Coordenadora Municipal Eliandra Behling, e as Orientadoras de Estudo Jaqueline Heringer Freitas e Sheila Regina Gass Shürer, responsáveis pelo Programa no município proporcionam encontros sistemáticos aos professores, bem como assessoria ao trabalho em sala de aula. Entre as inúmeras ações do PNAIC, além, dos momentos para a formação continuada dos professores, o Ministério da Educação procedeu com a aquisição e distribuição de materiais específicos para cada turma de alfabetização. Foram distribuídos caixas de jogos, livros infantis de literatura infantil e juvenil e obras de literatura complementar para serem utilizados em cada sala de aula.
Acreditamos neste “PACTO” que dá certo, pois nosso objetivo maior em motivar os professores é alcançado quando os resultados aparecem no processo de ensino aprendizagem. Ressaltamos o compromisso dos professores em ter o gosto de continuar a aprender, socializar suas experiências, favorecendo o engajamento do profissional docente nas formações e na sua prática cotidiana, reavivando assim o entusiasmo pelo que faz.