Candelária, 01 de Setembro de 2024

Biblioteca e Escolas recebem o livro: “Indumentária Sul-Riograndense no Decênio Farroupilha"
30 de Abril de 2009

O Diretor Presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Telmo Kirst, em visita ao Gabinete do Prefeito Lauro Mainardi entregou centenas de exemplares do livro “Indumentária Sul-Riograndense no Decênio Farroupilha", de autoria de Luiz Celso Gomes Hyarup. O livro, que foi lançado em janeiro deste ano, reúne informações detalhadas sobre o vestuário, armamentos e símbolos usados pelos habitantes da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O trabalho é resultado de uma cuidadosa pesquisa em documentos iconográficos, bibliográficos e etnográficos, desenvolvida durante a atuação do autor como funcionário do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore - IGTF, entre 1975 e 1989, ano em que se aposentou e veio a falecer.
 Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocínio da Corsan, Companhia Riograndense de Mineração e Banrisul, foram distribuídos exemplares gratuitos para acervos de todo o Estado, inclusive para Candelária, onde todas as Escolas Municipais e também a Biblioteca Municipal terão este interessante objeto de pesquisa. O objetivo é oferecer subsídios para professores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral.
Participaram do ato o Vice Prefeito de Candelária, Rui Leopoldo Beise, a Secretária de Educação, Maria Cristina Soares Lopes , o Secretário de Administração, Valdir Röhrs, Chefe de Gabinete, Clécio Nascimento, o Secretário de Desenvolvimento e Cultural, Jorge Mallmann e Jorge Freitas.