Candelária, 27 de Julho de 2024

17 de Fevereiro de 2016

Festival do Peixe veio para ficar

2º Festival aconteceu na antiga Cooperativa Passa Sete neste domingo

O salão da antiga Cooperativa Passa Sete recebeu dezenas de pessoas neste domingo, 14,  quando foi realizado o 2º  Festival do Peixe, dentro do Projeto Roteiro da Gastronomia Sabores Coloniais, projeto que evidencia a culinária de dez comunidades do interior, que recebe visitantes de toda Candelária e também de turistas, interessados nos sabores dessas localidades. Além da gastronomia, o projeto prevê também uma atração artistica-cultural em cada etapa, e nesta primeira etapa, o Grupo de Canto Alemão, os Freundenkreis se apresentaram mais uma vez para grande entusiasmo das pessoas que prestigiaram o evento.
A etapa contou também com ilustres presenças, como a secretária de Educação Sônia Pereira, do secretário de Agricultura Telmo Grunewald, da Sáude, Jaira Diehl, de Turismo, Cultura e Esporte, Nestor Ellwanger, e também a presença do Deputado Federal, Heitor Schuh, além do vice-prefeito Rui Beise, que representou o município em virtude do prefeito Paulo Butzge estar ausente por motivos particulares.
A gastronomia a base de peixe agradou aos quase 300 participantes do evento, peixe frito, assado, bolinho de peixe e lasanha de peixe, foram alguns dos pratos apresentados, e muito elogiados pelos participantes. Vale lembrar que o lucro da etapa é totalmente revertido a Associação  dos Piscicultores de Candelária, representada pelo seu presidente, Leônidas Krug.
A promoção do evento é da Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, com a parceria da EMATER e apoio da AFUBRA.
O forte calor não desanimou a população que pode dançar ao som dos Freundenkreis, e ainda puderam apreciar a simpatia e a beleza do trio de soberanas do Município de Candelária, formado pela Rainha Juliana Ziemann e das princesas Melise da Rosa e Taís Angélica Knies, além da Rainha da 3ª idade Vania Voese. O apresentação dos Freundenkreis avançou durante toda a tarde do domingo.
A próxima etapa do Roteiro da Gastronomia acontece no próximo dia 12 de março, na localidade do Pinheiro com o 5º Festival do Costelão de Gado e Carne de Ovelha, no ginásio do Pinheiro a partir das 20 horas.

Foto Erni Bender

Na foto o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Nestor Ellwanger, a secretária de Educação Sônia Pereira com os membros da Associação dos Piscicultores de Candelária