IFF inaugurou oficialmente Centro de Referência em Candelária
Reitora esclarece que cursos técnicos são berço para criação de Universidade
Fato histórico registrou-se na noite desta segunda-feira, 28, em Candelária quando foi inaugurado oficialmente o Centro de Referência do Instituto Federal Farroupilha, instituição federal crida em 2008 com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.
Para se chegar a esta data de inauguração, um longa trilha foi percorrida, deste a visita a diversas Universidades Federais, buscando a possibilidade de uma extensão destas universidades para Candelária, visitas ao Ministério da Educação e Cultura em Brasília, e a busca incessante de trazer para o município a possibilidade de ensino superior gratuito.
Para tanto, foi criada uma Comissão Municipal do Movimento Pŕo-Universidade Federal em Candelária, presidida pelo precursor da ideia, Dorival Ristow. A partir de então, um conjunto de ações culminou com a implantação do Instituto Federal Farroupilha em Candelária com dois cursos técnicos, de Informática e de Logística,, “pontapé” inicial para se chegar a universidade.
A inauguração que aconteceu nas dependências do Colégio Medianeira, onde o Instituto implantou sua sede no município, contou com a ilustre presença da Reitora Carla Comerlato Jardim, da Pró-Reitora de Extensão, Raquel Lunardi, do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, do Coordenador de novas unidades do IFF, Carlos Eugênio Balsemão, além do coordenador do instituto em Candelária, Giancarlo Bruno, e claro, as importantes presenças da secretária Municipal de Educação, Sônia Pereira e do Prefeito Paulo Butzge.
Apesar das aulas terem iniciado no dia 15 de outubro de 2015, somente ontem foi possível realizar a inauguração em Candelária, outras duas datas haviam sido agendadas, porém, as agendas do prefeito e da Reitora não permitiram.
Após as justificativas enumeradas pelo protocolo, abriu-se espaço para os pronunciamentos, com Dorival Ristow fazendo uso da palavra, discorrendo rapidamente sobre as fases que foram necessárias para se chegar a esta data de inauguração. O prefeito Paulo Butzge em seu pronunciamento, salientou da imensa importância da implantação do Instituto Federal no Município, marco histórico que possibilitará a implantação de um campus no município, “os esforços para se chegar até aqui não foram poucos, a união do poder publico com a comissão e a população tornaram este sonho uma realidade” salientou Butzge.
Por fim, a Reitora Carla Jardim fez uso da palavra, um esclarecedor pronunciamento que discorreu sobre o IFF, desde sua criação até os dias atuais, salientando que “a instalação do IFF em Candelária com os cursos técnicos, é o embrião de um campus, ou seja, a Universidade que o município tanto almeja. A Reitora agradeceu ao prefeito Paulo Butzge o apoio que o poder público deu para a implantação do IFF, sem este apoio seria impossível implantar este projeto, por isso agradeço e parabenizo ao prefeito pela sua colaboração”, finalizou Carla Jardim.
Na foto a Reitora(E) Carla e o prefeito Paulo Butzge com seus assessores no Gabinete do prefeito momentos antes da inauguração