Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
18 de maio - Uma data para não ser esquecida
O próximo dia 18 de maio marca o 16º ano do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído através de lei federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em território brasileiro e que já alcançou nesses 15 anos muitos municípios do país. Este dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como “Caso Araceli”, uma menina de apenas 8 anos de idade, capixaba, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável por jovens de classe média alta da cidade de Vitória (ES), que ficaram impunes.
Para lembrar a data e prevenir este tipo de violência, a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Candelária, através do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, promove ações para marcar a data e alertar a população sobre este grave problema.
A principal ação acontece no dia 18, as 9 horas e as 14 horas, na Rua Andrade Neves, a Rua Coberta, com a apresentação da peça teatral “Nosso Segredo”, que conta a história de Pedro, um menino alegre que inesperadamente muda seu comportamento, fato que chama a atenção da professora. A proposta é alertar o perigo do abuso sexual de crianças, numa abordagem que sugere como o responsável pode estimular a criança a confiar e denunciar. A apresentação é aberta ao público gratuitamente, e contará com a presença dos alunos das escolas do município, e tem classificação etária de 10 anos.