Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual foi lembrado em Candelária

Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual foi lembrado em Candelária

Evento contou com teatro e outras atrações para lembrar data
 
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” não possou incólume por Candelária. Com iniciativa da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CREAS-Cuidar, realizou ações que marcaram a data em que é lembrada a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Este dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como “Caso Araceli”. Este era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Para marcar firmemente a população, em especial crianças e adolescentes, para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, foi idealizada uma peça teatral com o título “Nosso Segredo”, apresentado pelo competente grupo teatral Politcheama. A peça foi apresentada em duas sessões, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde, e contou com grande público nas duas apresentações, na maioria de crianças e adolescentes das escolas do município, e foi acompanhada com muita atenção, já que conta a história de uma menina que é abusada sexualmente pelo seu tio, mostrando uma realidade que está presente em mutos lares, e foi informativa, porque salientou da necessidade e importância de denunciar, através do disque 100 ou a pais e professores quando sofre abuso. A tensão foi grande entre o publico, tamanho é o pavor que este tipo de atitude, de abuso sexual contra crianças e adolescentes causa.
Uma outra ação desenvolvida, foi a continuidade ao projeto de conscientização e combate a violação dos direitos humanos, com o CREAS interagindo com a educação, desenvolvendo atividades que proporcionem conhecimento a respeito do serviço como objetivos, tipos de atendimentos prestados, situações e público-alvo. O CREAS e a Secretaria Municipal de Educação, através dos alunos dos nonos anos das escolas Municipais de ensino fundamental, elaboraram uma redação a respeito de violação de direitos e onde buscar ajuda no Município. Os textos serão avaliados, sendo selecionados cinco de cada escola que irão compor um livro, a ser lançado na Semana do Município em Julho. Todos os alunos participantes serão premiados.
O evento que marcou o Dia Nacional de Combate ao abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Candelária, mobilizou as escolas e suas diretoras e professores, além de Assistentes Sociais e Psicologas. Contou ainda com a presença do Prefeito Municipal Paulo Butzge e da secretária Municipal de Assistência Social Marta Emmel, além de pais e comunidade em geral.
 
 
Foto Cristiano Oenning
Grupo de Teatro Politcheama
Compartilhe: ·