Candelária, 27 de Julho de 2024

Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual foi lembrado em Candelária
20 de Maio de 2016

Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual foi lembrado em Candelária
Evento contou com teatro e outras atrações para lembrar data

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes” não possou incólume por Candelária. Com iniciativa da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CREAS-Cuidar, realizou ações que marcaram a data em que é lembrada a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Este dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como “Caso Araceli”. Este era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Para marcar firmemente a população, em especial crianças e adolescentes, para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, foi idealizada uma peça teatral com o título “Nosso Segredo”, apresentado pelo competente grupo teatral Politcheama. A peça foi apresentada em duas sessões, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde, e contou com grande público nas duas apresentações, na maioria de crianças e adolescentes das escolas do município, e foi acompanhada com muita atenção, já que conta a história de uma menina que é abusada sexualmente pelo seu tio, mostrando uma realidade que está presente em mutos lares, e foi informativa, porque salientou da necessidade e importância de denunciar, através do disque 100 ou a pais e professores quando sofre abuso. A tensão foi grande entre o publico, tamanho é o pavor que este tipo de atitude, de abuso sexual contra crianças e adolescentes causa.
Uma outra ação desenvolvida, foi a continuidade ao projeto de conscientização e combate a violação dos direitos humanos, com o CREAS interagindo com a educação, desenvolvendo atividades que proporcionem conhecimento a respeito do serviço como objetivos, tipos de atendimentos prestados, situações e público-alvo. O CREAS e a Secretaria Municipal de Educação, através dos alunos dos nonos anos das escolas Municipais de ensino fundamental, elaboraram uma redação a respeito de violação de direitos e onde buscar ajuda no Município. Os textos serão avaliados, sendo selecionados cinco de cada escola que irão compor um livro, a ser lançado na Semana do Município em Julho. Todos os alunos participantes serão premiados.
O evento que marcou o Dia Nacional de Combate ao abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Candelária, mobilizou as escolas e suas diretoras e professores, além de Assistentes Sociais e Psicologas. Contou ainda com a presença do Prefeito Municipal Paulo Butzge e da secretária Municipal de Assistência Social Marta Emmel, além de pais e comunidade em geral.

Foto Cristiano Oenning
Grupo de Teatro Politcheama